A palavra hecatombe é uma palavra que possui sua classificação gramatical como substantivo feminino. É caracterizado como sendo um massacre de muitas pessoas, chacina ou matança. Pode ser também um desastre ou catástrofe em proporções gigantescas; calamidade. Na sua etimologia que deriva do latim fica da seguinte forma: hecatombe e do grego: hekatómbe. A palavra na separação silábica fica da seguinte forma: he-ca-tom-be. A palavra quando escrita no plural, fica da seguinte forma: hecatombes. Possuindo nove letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: “e, o, a” as consoantes são: “h, k, t, b, c, m”. Referida palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário: ebmotaceh.
Significado de hecatombe
A palavra hecatombe é considerada como uma catástrofe. Referida palavra provém do grego ἑκατόμβ, conhecida na Grécia antiga, era um sacrifício religioso feito em uma dezena de bois. Já conhecida no meio popular é usada para sinalizar uma grande catástrofe, uma enorme matança, a morte de muitas pessoas.
Por outro lado, esta palavra designa a qualquer sacrifício que seja grande, demasiado, contendo um número grande de vítimas e de animais, onde também é definido como um hecatombe.
Além disso, a maneira de se escrever essa palavra pode ser de dois modos: hécatombaia e também eκατομβαϊα, que é uma transliteração do grego antigo, significando, em geral, as festas que são de cunho religioso que foram realizados esses massacres, os hecatombes. A maioria dos hecatombes não são partes independentes, mas sim faz parte de um conjunto de uma maior festividade.
De uma outra maneira, referido evento é também feito na cidade de Atenas, durante o conhecido mês de hecatombeon. Nesse diapasão, o desenvolvimento destes hecatombaia é desprezado, ignorado. Mykonos, um deus teve também lugar em homenagem a este deus onde foram sacrificados dez bois e também dez cordeiros. Essa festa pôde ser acompanhada por concursos de música. Além disso, a deus Athena, neste mesmo mês de Hecatombeon teve eu lugar separado. E, além disso, a deusa Hera, durante a era de Hereas, teve também uma grande festa que está voltada para o Argos.
No mesmo sentindo, entende-se hecatombre como qualquer desastre ou como catástrofe trágica que envolve uma situação de muita violência e que também provoca inúmeras mortes. Uma hecatombre pode ser considerado como algo natural ou artificial, que é causada também por seres humanos.
Normalmente, esses hecatombres, que são os desastres nos quais costumam gerar várias mortes. Por outro modo, pode-se considerar a existência de uma situação que seja considerada de emergência, ou seja, uma exceção que faz o desenvolvimento normal de acontecimentos sociais que são interrompidos.
Sinônimos de hecatombe
São sinônimos de hecatombe as seguintes palavras: chacina, fuzilamento, massacre, matança e morticínio.
Antônimo de hecatombe
São antônimos de hecatombe as seguintes palavras: Paz e sossego.
Exemplos de usos e frases
Depois de alguns dias de conflitos no oriente médio foi anunciado no Jornal que houve um hecatombe, ou seja, uma chacina por brigas de fundo teológicos e ademais por brigas de territórios.
O hecatombe provocado pelos Iraquianos no Afeganistão, foi algo assustador, haja vista que foram derramados muitos sangues inocentes que levaram a comoção de milhares de pessoas em todo o mundo e sendo assim vai ter intervenção da ONU.
Foi caracterizado como um hecatombe o que aconteceu no Carandiru, haja vista que aquela cachina foi algo muito chocante para as pessoas que assistiam, porém algo necessários segundo os policiais da época.