A palavra imperativo possui uma classificação gramatical sendo um adjetivo. Referida palavra possui 10 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: i e a o já as consoantes são: m p r t v. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: ovitarepmi. Além disso, referida palavra faz designação de aquele que manda.

Significado de imperativo

A palavra imperativo é de origem latina e possui seu significado pautado no termo que descreve aquilo que prevalece imperativo ou é capaz de enviar a um mestre. Para citar alguns exemplos de uso: “Meu chefe é um homem imperativo, não aceita sugestões ou conselhos”, “Às vezes você tem que ser mais imperativo na vida”, “Nós precisamos de um treinador imperativo, capaz de ter jogadores mais jovens sob controle”. Por outro lado, diz-se também de definições teóricas que também identifica o dever ou a obrigação inescusável (aquelas ações que não permitem desculpas ou as desculpas não podem deixar de se materializar ou essas desculpas não poderiam ser evitadas): “Desculpe-me, mas não posso participar da festa, eu tive uma exigência do trabalho “,” Estou ligando para cancelar a minha vez, eu devo cumprir um fato imperativo que me impede de frequentar esta tarde.”

Fala-se também de imperativo moral, no entanto, refere-se à obrigação que se auto impõe sobre questões éticas. Para a ética kantiana, o imperativo categórico é o mandamento autônomo e autossuficiente que regula o comportamento das pessoas em suas diversas manifestações. Especificamente, foi citado este imperativo categórico, desde que seu criador a baseou em três princípios básicos e fundamentais, sendo o primeiro aquele que determinou que uma pessoa deve agir de forma humana, tanto para si e para o resto e sempre ter um propósito claro com isto. O segundo é o pilar imperativo que deixa claro que, da mesma forma, que deve funcionar, deve-se tentar a esperança de que a ação seja para alcançar altos níveis universais. E o terceiro e último seria a “lei” desta teoria de Kant, onde o indivíduo deve ser considerado como um legislador nesse mundo de propósito universal, ao realizar as várias ações.

Da mesma forma, não se podes ignorar o imperativo legal. Com se trata de definir o que ação concreta é uma obrigação que não está apenas registrada como tal juridicamente vinculativa, mas também do ponto de vista jurídico. Um exemplo de ação que é considerada desta forma é a que tem lugar em alguns países em matéria de publicidade aos partidos políticos durante as campanhas eleitorais correspondentes. Assim, afirma que, quando qualquer país que divulgue uma publicidade televisiva tem necessariamente de ser exibida na tela com legenda que trata de publicidade ou propaganda eleitoral. Assim evita ligar a TV e pensar que o que se está vendo é uma notícia.o
O modo imperativo, finalmente, é uma forma gramatical que é usada para emitir comandos, fazer pedidos ou mandatos restritivos. Na língua portuguesa, este modo é uma das quatro variantes gramaticais de caráter finito (como é o caso com o subjuntivo, o indicativo e condicional).

Sinônimos de imperativo

São sinônimos de imperativo as seguintes palavras: arrogante, dever

Antônimos de imperativo

São antônimos de imperativo as seguintes palavras: passivo, sociável

Exemplos de usos e frases

Eu sou imperativo e tomo ansiolítico para controlar a ansiedade e ajudar nas minhas decisões diárias.

O garoto foi avaliado por psicólogos da atenção básica e foi caracterizado como imperativo.
Ele é uma pessoa muito imperativa e sempre que necessário mostra através de suas condutas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *