A palavra infelizmente possui uma classificação gramatical sendo um adverbio, referida palavra possui 12 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: i e já as consoantes são: n f z m n. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: etnemzilefni. Além disso, dita palavra pode ser um modo infeliz em que há infelicidade, infelizmente, ele sofreu muito com a perda. Que possui a capacidade para modificar a intenção de uma frase em que o falante sente muito pelo que disse ou pelo que vai dizer: infelizmente, corrompeu-se.

Significado de infelizmente

A palavra infelizmente é um termo classificado como um advérbio, onde tem seu significado pautado na maneira ou no modo infeliz, onde há infelicidade, tais como: Infelizmente meu irmãos sofreu um acidente grave e  minha mãe ainda não sabe, mas ele ficará paraplégico. Além disso, referido termo é aquele que possui uma capacidade de modificação e de intenção numa frase onde o falante fica com o sentimento de pesar pelo que possa ter falado ou pela palavra ainda não pronunciada.  Sua etimologia se dá da junção das seguintes palavras: infeliz + mente)

No mesmo sentido, é tudo aquilo que ocorre de um modo não desejado, de uma maneira muito infeliz: A menina infelizmente caiu e se machucou. O resultado (machucado) ocorre de maneira que havia sido desejada. Infelizmente também é um termo que analisado de uma forma estrutural, se diz de um prefixo de negação –in, ou seja, aquele que não é feliz: A garota infelizmente chorou por estar triste.

Tal advérbio infelizmente é classificado como advérbio de modo onde o mesmo é utilizado para descrever uma situação na qual ocorre de uma maneira infeliz, trágica, triste, mas também lamentável. Por outro lado, os termos tristemente e desafortunadamente são alguns sinônimos do termo em destaque, sendo que também pode servir para indicar um acontecimento, um evento, uma situação ou uma circunstância em que algo foi lamentável ou muito desagradável.  Ex: O carinho era um sentimento lindo, porém infelizmente se acabou.

No entanto, a maioria das pessoas possuem dúvidas a respeito de como se deve escrever dita palavra, qual seria a forma correta. Alguns a escrevem infelizmente com “z”, que é a forma correra e outras a escreve com “s”, que é a forma equivocada: infelismente. Entretanto, como referido termo é advindo do adjetivo feliz, este prefixo –in já pronunciado anteriormente indica a negação deste advérbio felizmente, ou seja, a forma certa de dizer é felizmente com “z” r não felismente com “s”. Uma boa dica na hora da dúvida.

A palavra infelizmente está ligada com a infelicidade: Mas o que é ser infeliz? Infelicidade pode ser definida como um sentimento de insatisfação pessoal causado por mil possíveis diferentes circunstâncias. Ela pode ser temporária ou, o que é mais grave, persistente e duradoura. A felicidade, no entanto, é poeticamente definida como sendo uma sorte e nada mais. A sorte de ter saúde, para amar e ser amado. Seria um estado de serenidade interior, para encontrar sentido na vida.

Sinônimos de infelizmente

São sinônimos de infelizmente as seguintes palavras: desgraçadamente e lamentavelmente.

Antônimos de infelizmente

São antônimos de infelizmente as seguintes palavras: felizmente.

Exemplos de usos e frases

Infelizmente o Brasil não ganhou o mundial na sua própria casa, mas os jogadores afirmam que fizeram de tudo.

Depois de muitos dias atrás das grades, infelizmente os acusados não pegaram mais anos de detenção.

Infelizmente hoje em dia não se pode confiar em qualquer pessoa, sendo assim, a desconfiança é algo natural entre as pessoas.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *