A palavra leigo possui uma classificação gramatical como sendo adjetivo. Ademais, referida palavra possui 5 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e, i, o. Já as consoantes são: l, g. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: ogiel. Além disso, dita palavra é classificada como termo utilizado para referir se a pessoa desprovida de um determinado conhecimento e/ou assunto.
Significado de leigo
A palavra leigo é um termo que vem de legularis, palavra latina. O primeiro significado do conceito mencionado pela língua portuguesa associa o adjetivo secular: a que está ligado ao Estado ou os hábitos do século ou falta ordens clericais. Deve-se notar que a ideia do século pode ser associada com vida civil, em oposição ao contexto religioso. Por isso se diz que uma religiosa é secular quando não estiver em fechamento. Por extensão, é comum que se oponha à religião secular. Um homem que decide deixar o avião sacerdócio da religiosidade para levar uma existência secular, a pessoa em questão deixará de ser amarrada com as regras do sacerdócio que não tem qualquer obrigação de respeitar o celibato e pode se casar, etc.
Muitas vezes falam da palavra leigo para citar a perda de poder da Igreja Católica ou outra instituição religiosa em um estado ou uma nação. A independência de um governo em relação ao poder eclesiástico é um reflexo de sua secularização: as decisões não são feitas por bispos ou outras autoridades religiosas, mas os governantes que dirigem à sociedade civil. Além do acima exposto, não podemos ignorar a existência do que é conhecido como música secular. O mesmo, que a música sagrada é sempre em contraste, se afirma que é que é composta para ser cantada e executada fora das áreas religiosas. Dada esta característica descobrimos que muitos gêneros podem ser categorizados como música secular, como no caso da música de câmara, música militar, ópera, tango.
Considera-se não só a diferença entre estes dois tipos de música que foram criadas no início da Idade Média, especificamente, no século IX, mas também que foi moldado para se opor aos cantos gregorianos, por exemplo, e para divertir as pessoas nos romances que realizaram os menestréis. É chamado de valores éticos seculares aqueles que são baseados na razão, a lógica e outras potências do ser humano, em oposição aos valores derivados das revelações e comandos de uma divindade. Também se fala de religião leiga com referência a essas doutrinas que não possuem elementos espirituais, mas que têm características semelhantes às com as religiões.
Historicamente deve estabelecer a existência do que foi chamado de Jogos Seculares ou Leigos. Eles foram desenvolvidos na antiga Roma e foram celebrações religiosas que duraram três dias e três noites, que tinham lugar em performances de teatro, mas também sacrifícios em honra dos deuses. Os sacrifícios eram correr atrás de animais como porcos, cordeiros, cabras e touros. E, além disso, também faziam bolos especiais como o “libum”. Já no Monte Palatino e no Monte Capitolino foram alguns dos espaços que exerceram cenários mencionados para estes jogos realizados quando assim estabelecido pelo Imperador Constantino I.
Sinônimos de leigo
São sinônimos de leigo as seguintes palavras: ignorância.
Antônimos de leigo
São antônimos de leigo as seguintes palavras: estudado, conhecimento.
Exemplos de usos e frases
Com a evolução do mundo da internet, homens residentes da área rural não conseguiram acompanhar tal avanço, permanecendo leigo no mundo da informática.
Minha mãe era leiga em relação ao mundo da medicina clínica, porém entendia tudo sobre ervas e chás que curavam os males do corpo.
O homem leigo foi enganado pelo golpista ao confiar e pedir ajudar para sacar dinheiro no banco.