A palavra luxúria possui uma classificação gramatical como sendo um substantivo feminino. Ademais, referida palavra possui 07 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a i u, já as consoantes são: l x r. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: airúxul. Além disso, dita palavra é classificada como sendo aquilo que envolve prazeres carnais, sexualidade. Em padrões mais gerais, as pessoas atribuem o fato da luxúria a uma ofensa contra Deus, pois Deus é perfeito e sem mácula, e, além disso, na Bíblia é relatado por seus escritores que foram inspirados por Deus a ser considerado, referido termo, como um dos sete pecados capitais.
Significado de luxúria
A palavra luxúria é derivada do latim luxuria.ae. Referido termo é confuso e apetitoso, ilimitado para os prazeres carnais. O termo é geralmente associado com desejo sexual incontrolável, embora, de fato, também pode se referir à excessiva ou muita vontade de outras coisas. A luxúria está ligada com a incapacidade de controlar a libido. As religiões costumam condenar a luxúria. Para o catolicismo, o termo luxúria é considerado como sendo um pecado capital, enquanto que para o hinduísmo é tido como notas de um dos cinco males existentes. A religião geralmente a considera como desejo sexual lascivo, além de sua filiação ou não a obsessão. A condenação moral da luxúria está ligada, por exemplo, a proibição de relações sexuais fora do casamento.
Além disso, dita palavra está relacionada, em outras palavras, por pensamentos possessivos sobre outra pessoa. Quando uma obsessão patológica tal vem ao fim, você pode gerar compulsões sexuais, abuso e estupro. De uma maneira teológica afirma que o princípio é o amor que provém, é sempre de Deus; amar a Deus, consequente amará a todos os seres humanos. Quando não há amor por Deus, porém, não há amor para outras pessoas. A luxúria ocorre quando se tenta possuir algo fora dos padrões de Deus, fora do amor de Deus. É, portanto, uma discriminação de amor em relação ao ser amado.
A resposta religiosa que vem em contra a luxúria é para muitos considerados como o amor em contra de Deus e o reconhecimento de outro ser como um objeto da criação divina. O amor do próximo, portanto, o amor é sempre Deus, não há como questionar, provando isso, provará que você não comete luxúria. Já para o Islam, como para o cristianismo, recomenda-se o casamento, que só pode ser consumado pelo sexo. Ao contrário do Cristianismo não recomenda o monaquismo nem celibato. Se o sexo é proibido fora do casamento, o Islã condena o sexo antes do casamento, de qualquer maneira, considerando pecaminoso o adultério. Condena também a masturbação. Ademais, também condena a satisfação das relações entre pessoas do mesmo sexo (homossexualidade e lesbianismo). A única maneira aceitável fora do casamento é abstinência ou castidade; bem, a luxúria se encaixa em todos os comportamentos sexualmente condenados fora do casamento.
Sinônimos de luxúria
São sinônimas de luxúria as seguintes palavras: incontinência, concupiscência e lascívia
Antônimos de luxúria
São antônimos de luxúria as seguintes palavra: continência
Exemplos de usos e frases
A luxúria é considerada desde o ponto de vista religioso com um dos setes pecados capital, afrontando, sobretudo, a Deus.
Para muitos a luxúria é algo normal, pois ter relações fora do casamento ou até mesmo sem compromisso no mundo de hoje virou uma atitude considerada tranquila.
Nem todos sabem, mas a luxúria é um tipo de pecado que afronta diretamente a Deus.