A palavra manolo possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 06 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a o já as consoantes são: m n l. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: olonam. Além disso, referida palavra faz designação de uma gíria que significa irmão ou mano.
Significado de Manolo
A palavra Manolo é uma derivação do nome coloquial Manuel, e desde o final do século XVIII por um famoso chamado Ramon de la Cruz (1769), além disso, é usado como sinônimo de traços bonitos, corajosos e legal, que identifica com a Madrid e através de classes populares, de uma forma equivalente ao conceito de majo (para mulheres, manola e pilão) e em relação ao chulapo e chispero. A expressão manolo também é utilizada para designar os fãs puristas da aristocracia com próprios trajes e costumes agradáveis com pessoas de ambos os sexos, incluindo música, dança e divertimentos populares (fandango, touradas, etc.); em oposição à moda francesa (representada pelo seu homólogo: o janota jovem de classe alta, educado e ocioso-) indica também aqueles que possuem os mesmo valores.
No mesmo sentido, os personagens são imortalizados através das imagens de cenas populares de Goya, especialmente numa série de desenhos animados para tapeçarias (La maja e abafado, kite), ou o famoso The Naked Maja e A Maja Vestida (embora personalidade seja retratada). O tradicionalismo da aristocracia fez imitar o vestido e posar de “Manolos” por isso é comum pintar também nobres com roupas semelhantes. De uma maneira trágica, se pode reconhecer os “Manolos” nos personagens que aparecem no evento de maio do ano de 1808. Simultaneamente (e com resultados óbvios de integração social, tornou-se heróis e tirou da pobreza para esses personagens populares (antes do toureio a cavalo, reservado para a nobreza) foi desenvolvido, trazendo a termo com chamado de “Goya” (líquido no cabelo para ambos os sexos, apertado e com o corpete decotado, cachecol, luvas com lanterna e saia rodada com avental para mulheres; e lenço de pescoço, jaqueta, calça e joelho meias para os homens) imortalizados na série de gravuras de Tourada, tornaram-se os toureiros, evoluindo durante o século XIX até o presente terno de luzes.
Finalmente, o termo Manolo lembra o papel das massas na história portuguesa e espanhola, e muito especificamente em Madrid, onde começa a ser percebida a partir do motim de Esquilache (1766), e mais tarde torna-se evidente na Guerra da Independência Espanhola (1808). A ambivalência de que o papel também é dado na figura do “manolo”, que pode ser entendida tanto como uma admiração como um epíteto pejorativo, de acordo com a intenção de usá-lo. A partir de uma visão ilustrada, poderia ser considerado um resumo de todos os vícios de um povo atolados num atraso. De um ponto de vista purista, das virtudes da raça espanhola, a posição do manolo é muito mais complexo, e participar em ambos. A maioria dos intelectuais do final do século XVIII tomou uma posição clara contra isso, denunciando a imitação miserável de se tornar livre e indecente na dança minúscula da plebe.
Sinônimos de manolo
São sinônimos de manolo as seguintes palavra; irmão, mano
Antônimos de manolo
São antônimos de manolo as seguintes palavras: irmã, mana
Exemplos de usos e frases
O Manolo veio jogar futebol e trouxe seus amigos, sendo assim, será possível fazer jogo de cinco na linha.
Depois de chamar seu primo de Manolo ele se explicou que se tratava de uma gíria.
A gíria mais falada na região sudeste do Brasil é Manolo um termo usado para designar mano louco ou irmão.