A palavra meiose possui uma classificação gramatical como sendo substantivo feminino. Ademais, referida palavra possui 6 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e, i, o. Já as consoantes são: m, s. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: esoiem. Além disso, dita palavra é classificada como termo utilizado para referir se ao processo de divisão celular.

Significado de meiose

A meiose é um processo de divisão celular em uma célula diploide que dá origem a quatro células filhas haploides; células filhas ou seja, ter metade dos cromossomos da célula-mãe, mas não meio também, mas apenas um cromossomo de cada par de cromossomos homólogos (contendo os mesmos alelos para a mesma informação fenotípica, mas diferente, um do pai e um da mãe). A meiose consiste em duas divisões sucessivas precedida por uma única divisão de duplicação cromossomos.Cada consiste nas seguintes fases: a prófase, metáfase e anáfase os cromossomas são divididos. É a fase mais longa e mais complexa da meiose. Os homólogos cromossomos são pares e fragmentos de material genético de câmbio. Ela é dividida em cinco subfases:

Leptóteno: Os cromossomos se condensam e se tornam visíveis. Pode-se ver que os cromossomos são formados por fios longos unidas nas suas extremidades ao envelope nuclear. Cada cromossomo é formado por dois cromossomos fortemente ligados

Zigóteno: ele começa com a sinapse ou o emparelhamento, base de genes, entre os dois homólogos. Em geral, a sinapse começa e termina estende como um fecho de correr em torno do cromossoma. Cada cromossômica par sinapse resultando bivalente ou tetravalente chamado assim porque cada cromossomo é composto de duas cromátides irmãs.

Paquíteno: começa quando a sinapse é completada em todos os cromossomas. Nesta fase, os cromossomos homólogos estão intimamente ligados, permitindo que o cruzamento cromossômico, em que fragmentos de DNA entre cromossomos homólogos são trocadas (entre cromátides nãoirmãs de uma tétrade). Graças a esta recombinação genética de material genético ocorre essa fase. Os cromossomos humanos geralmente produzem 5 ou 6 codificações.

Diplóteno: inicia-se com a separação de cromossomas e aumento de tamanho e separado do envelope nuclear. Note-se que cada tétrade consiste em quatro cromatídeos. Cada cromátides é unidos por centrômeros dando origem a um cromossomo.

Metáfase: Tétrades alinhar no Equador da célula, tendo já sintetizaram o fuso mitótico para guiá-los, fazendo com que a placa metafásica. Metáfase é a fase de mitose e meiose que ocorre após a anáfase. Este alinhamento equilibrado na linha média do fuso é devido às forças iguais e opostas gerados pelos cinetócoros irmãos. O nome μετα “metaphase” vem do grego que significa “depois”.

Anáfase I: cromossomos homólogos em cada tétrada são separados e movem-se para pólos opostos da célula.

Telófase I: membranas nucleares em torno dos dois núcleos filha são formadas e citocinese ou divisão citoplasmática ocorre.

Cada célula recebe cromossomos N formando cada uma das duas cromátides se juntou irmãs. Na mitose, no entanto, o que nos separamos. Uma vez que a divisão meiótica I, uma interface onde não há nenhuma síntese de ADN ocorre. Cromossomas descondensavam lentamente, mas depois recondensar e inicia uma segunda divisão, que é semelhante à mitose.

Sinônimos de meiose

São sinônimos de meiose seguintes palavras: células, divisão.

Antônimos de meiose

São antônimos de meiose seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

O processo de divisão celular recebe o nome de meiose, através da meiose permitindo a recombinação genética.

O professor aplicou estudos sobre o processo de meiose e mitose em sua aula de biologia para os alunos do cursinho de medicina.

Meiose é o processo de divisão celular em que uma célula dá origem a duas células que são gametas: espermatozoides e óvulos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *