A palavra meliante possui uma classificação gramatical como sendo um substantivo de dois gêneros. Ademais, referida palavra possui 08 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a e i já as consoantes são: m l n t. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: etnailem. Além disso, dita palavra é classificada como aquile que utiliza de maneiras ilegais para obter alguma coisa, delinquente ou pessoa que não trabalha um vagabundo.

Significado de meliante

A palavra meliante é derivada etimologicamente do castelhano maleante. Tal palavra é proveniente do direito penal que significa qualquer ação planeada e punida por este direito e que pode ser objeto de uma investigação neste domínio. Em um conceito geral, o meliante é uma pessoa que cometeu um crime.

Além disso, seu estudo é levado a cabo na disciplina de criminologia de acordo com critérios, que dão origem a grupos. Por exemplo: no campo da morfologia, da antropologia, da mesologia, o meliante apresenta um onde o define como qualquer produto de condições individuais, físicas e sociais e que o ambiente social lhe proporciona, levando muito em consideração as inclinações antissociais biológicas, orgânicas e psíquicas.

Ademais, um conceito de um autor muito famoso Di Tullio, sustenta que no âmbito social, ambiental, nunca se pode influenciar pelo fator de que certos limites fazem com que o crime seja determinado por uma combinação de fatores etiológicos, os quais podem ser identificados como constitucional ou condicional. Essa predisposição, segue afirmando Di Tullio que o meliante tem uma predisposição para o crime, ou seja, para ele o crime é definido como o conjunto de condições orgânicas e psíquicas, hereditárias, congênitas ou adquirida, que desenvolvem tendências e atitudes delinquentes, tornando-se criminosas. Já a mesologia, estuda o meliante como criminoso, onde este estudo está voltado para o ambiente onde o crime ocorreu e onde os atos criminosos foram praticados.

Por outro lado, há uma divisão de elementos que alguns autores defendem que um meliante atua é porque foram influenciados por alguns fatores, são eles: 1) a falta de meios de subsistência; 2) falta de educação; 3) falta de vigilância; 4) falta de justiça. Entretanto, o meliante na maioria das vezes não atua sozinho, ou seja, o autor de um crime ou do delito, se valerá de alguns artifícios para lhe ajudar a concretizar o ato criminoso, como o cúmplice ou o instigador.

Sinônimos de meliante

São sinônimos de meliante as seguintes palavras: malandro, patife, safardana, vagabundo e velhaco.

Antônimos de meliante

São antônimos de meliante as seguintes palavras: Honesto, direito.

Exemplos de usos e frases

Uma das maiores qualidades de uma pessoa é ser honesta e não dar o que falar para outras pessoas. Em muitas ocasiões as pessoas ficam com o rabo preso por dever alguma coisa, ou seja, ter sido meliante em alguma situação.

Os soldados foram presos por ter condutas meliante. Sem discussão e por unanimidade os policiais que mataram um garoto de dez anos em confronto com bandidos serão julgados pela corte militar por imprudência no trabalho.

O jogador do Vasco da gama foi expulso da corporação por ser um meliante. Em muitas vezes chegou atrasado e não conseguia seguir com bons rendimentos por beber e seguir com muitas farras e bebidas. E com isto hoje está fora da equipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *