A palavra mioma possui uma classificação gramatical como sendo substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 5 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: i, o, a. Já as consoantes são: m. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: amoim. Além disso, dita palavra é classificada como termo utilizado para referir se a um tipo de tumor benigno originado no tecido muscular do útero.

Significado de mioma

Os miomas são tumores mais frequentes no sistema reprodutivo feminino. Também conhecidos como leiomiomas uterinos ou miomas, são tumores ou massas formadas por células musculares ou outros tecidos que se desenvolvem no interior da parede do útero (ou útero). Apesar de miomas, por vezes, os tumores são chamados, em mais de 99 por cento dos casos são benignos (não cancerosos) e não aumentar o risco de cancro do útero em mulheres. Estima-se que entre 20 a 30 por cento das mulheres em idade reprodutiva tê-los, mas nem todos são diagnosticados. Os miomas podem desenvolver-se como massas ou clusters (ou grupos) individuais. Eles podem variar de tamanho, mas apenas um terço destes são suficientemente grandes para ser detectado por um médico durante um exame físico.

Qual é a causa de miomas uterinos? A causa não é claramente conhecida, os pesquisadores têm algumas teorias, mas o mais provável é que miomas são o resultado de vários fatores interagem. Estes fatores podem ser hormonal (afetado por níveis de estrogênio), genética (família), ambiental, ou uma combinação dos três. Acredita-se que cada tumor se desenvolve a partir de uma célula da camada muscular do útero, o que multiplica-se rapidamente pela influência do estrogênio.

Onde pode desenvolver miomas?

Os miomas ginecologistas dividem-se em três grupos, dependendo de onde elas crescem: logo abaixo do revestimento do útero, entre os músculos do útero, ou do lado de fora do útero. A maioria dos miomas crescer dentro da parede do útero. Alguns miomas crescer em hastes (chamado pedunculada) que crescem a partir da superfície do útero ou no interior da cavidade uterina.

Quem está em risco para as fibróides?

As mulheres que se aproximam da menopausa têm um risco aumentado devido à sua longa exposição a altos níveis de estrogênio. As mulheres que são obesos ou com sobrepeso são mais propensos; a descida afro-americanos têm de 2 a 3 vezes mais chances de obtê-los do que as mulheres de outras raças, também eles tendem a ter miomas em idades mais jovens do que outras mulheres. As mulheres que deram à luz parecem estar em menor risco de miomas.

Quais são os sintomas de fibróides?

 

Algumas mulheres não têm sintomas ou têm apenas sintomas leves, enquanto outros são mais graves e disruptivo em períodos menstruais intenso ou prolongado.

sangramento anormal entre os períodos.

dor pélvica (causada quando o tumor pressiona sobre os órgãos pélvicos).

micção freqüente.

Dor na parte inferior das costas.

Dor durante a relação sexual.

A massa firme, muitas vezes localizados perto do meio da pelve, que pode ser sentida pelo médico.

problemas reprodutivos como infertilidade, têm mais de um aborto espontâneo, ou desenvolveram dores de parto durante a gravidez.

Em alguns casos, períodos menstruais abundantes ou longas ou sangramento anormal entre os períodos, pode causar anemia por deficiência de ferro, que requer tratamento.

Como miomas podem ser diagnosticados?

Miomas são mais frequentemente detectado durante o exame ginecológico de rotina. Isto, junto com um exame abdominal, você pode indicar uma massa firme e irregular o seu médico.

Sinônimos de mioma

São sinônimos de mioma seguintes palavras: tumor.

Antônimos de mioma

São antônimos de mioma seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

Após vários exames médicos e diagnostico de mioma a mulher foi encaminhada para avaliação com a equipe de cirurgia pois seria necessário sua retirada.

A ocorrência de mioma é comum entre as mulheres durante o ciclo reprodutivo por estar relacionado aos hormônios estrogênio e a progesterona.

A presença de mioma pode ser assintomática por anos, os primeiros sinais e sintomas podem estar associados a perda constante de sangue, dor pélvica e dificuldade em reproduzir.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *