A palavra monotonia possui uma classificação gramatical sendo um substantivo feminino. Ademais, referida palavra possui 09 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a i o já as consoantes são: m n t. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: ainotonom. Além disso, dita palavra pode ser uma particularidade, qualidade ou estado do que é monótono. Ausência de variação, sem variedade, falta de diversidade, monotonia de narrativa. Desprovido de vigor; sem vida, pasmaceira a monotonia dos dias na fazenda.
Significado de monotonia
A palavra monotonia é a uniformidade ou a falta de variedade ou qualquer nuance. A própria palavra vem do grego μονοτονία (monotonia), e é feita com raízes μόνος (macaco), o que significa «único» e τόνος (tons), o que se traduz “tom” ou “ritmo”. Daí também procede o termo advindo da música que diz que é necessário ter uniformidade nos tons igual para que haja harmonia ao cantar.
Além disso, a monotonia, nesse sentido, pode ser vista em muitas facetas da vida cotidiana, tais como relacionamentos ou no trabalho. Suas consequências psicológicas podem ser a insatisfação, depressão, tédio, o mau desempenho e, finalmente, o sentimento de infelicidade. Ademais, dita palavra pode ser sinônimo de outros termos invariáveis como a uniformidade e o tédio. Já no campo amoroso, dita palavra é usada quando se trata de um relacionamento associada com a rotina, sempre fazendo as mesmas coisas e não buscando novas atividades ou experiências que possam ser compartilhadas e desfrutar melhor do relacionamento. Monotonia, a este respeito, é aquilo que está levando ao sentimento de tédio, afetando o gozo da vida como casal.
Entretanto, no âmbito laboral, a monotonia está relacionada com a sensação de estagnação, repetibilidade, de fazer sempre as mesmas tarefas sem encontrar novos incentivos que aporte maior interesse ou desafio. É muito comum, especialmente na fabricação onde a maioria dos trabalhadores executam a mesma tarefa repetidamente, durante anos e por isso encontram-se cansadas e desmotivados. Neste sentido, é aconselhável rotação entre diferentes postos de trabalho, envolvendo o trabalhador em diferentes âmbitos, novas tarefas, e com diferentes níveis de complexidade.
Por outro lado, respectivo termo é usado no âmbito da linguagem, onde é considerado como um defeito da linguagem que mostra vocabulário pobre e falta de recursos retóricos. Como tal, uma linguagem monótona é caracterizada por ser usada as mesmas palavras para expressar ordens ou construções sintáticas, seja na fala ou na escrita. Além disso, a linguagem é monótona, repetitiva, pesada e cansativa, ou seja, cansa aquele que irá ler o que foi escrito. A monotonia e a pobreza são repetições de palavras com deficiência e falta de vocabulário na língua portuguesa.
Bem como no campo da matemática, a monotonia é aquela que produz uma função entre matrizes, em que a função mantém a ordem dada.
Sinônimos de monotonia
São sinônimos de monotonia as seguintes palavras: sensaboria, tédio e uniformidade.
Antônimos de monotonia
São antônimos de monotonia as seguintes palavras: diversidade e variedade.
Exemplos de usos e frases
A monotonia que eu vivo todos os dias me cansa. Existem pessoas que têm uma vida agitada todos os dias. Mas, sabe, prefiro minha tranquilidade à correria.
Nenhuma pessoa gosta de monotonia. Esses dias no trabalho minha amiga foi obrigada a trocar de posto porque no que ela estava já não fazia mais nada.
A maioria das pessoas vivem numa monotonia tremenda. Posso passar anos sem ver a pessoa e quando a encontro e começamos a conversar descubro que sou a única que estou fazendo algo.