A palavra mucosa possui uma classificação gramatical como sendo substantivo feminino. Ademais, referida palavra possui 6 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: u, o, a. Já as consoantes são: m, c, s. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: asocum. Além disso, dita palavra é classificada como termo utilizado para referir se a membrana umedecida por secreções glandulares e recobrem as cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio externo.

Significado de mucosa

A mucosa é formada por uma camada de epitélio e de tecido conjuntivo frouxo subjacente (lâmina própria) que reveste as paredes interiores dos órgãos em contacto com o exterior do corpo. Normalmente, associado com numerosas glândulas secretoras de muco. Geralmente eles têm funções de proteção, a secreção e absorção, e são o lar de subsistemas imunes altamente desenvolvidos e especializados. Eles são tecidos orgânicos e macios, além de húmida (tal como no interior da boca) que revestem o interior dos órgãos digestivos (cavidade linear oral, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, cólon e), respiratório (mucosa nasal, traqueia e brônquios), urológica (uretra, bexiga, ureteres) e genitália feminina (parte da vulva e vagina).

Este tecido tem três camadas: Um revestimento de epitélio que tem contato direto com o órgão luz. Uma camada subjacente de tecido areolar, que é chamado o cório. Em alguns casos, tais como o trato gastrointestinal, há uma camada fina de músculo liso do terminal, denominada camada muscular da mucosa, o que por sua vez é constituído por uma camada interior de fibras transversais e uma camada longitudinal exterior. Neste caso, o tecido córion chamado a lamina própria.

Epitélio

Própria lâmina

Muscular da mucosa

A taxa variável, de acordo com a sua função e localização. O trato gastrointestinal: O revestimento da boca, faringe é externo escamoso estratificado não-queratinizado e sua principal função é de proteção.

O epitélio colunar simples, que participa na secreção e absorção, que reveste o estômago e intestinos. As células deste segundo tipo de epitélio são ligados firmemente entre si estreitamente. Estas junções ocluindo impedir a passagem de material entre as células digestivo, a partir do lúmen intestinal (meio externo) para o sangue (ambiente interno).

Sistema urinário: O epitélio característico deste sistema é o urotélio ou de transição epitélio, o que pode ser visto a partir cálices menores rim para a bexiga. É um grau variável pseudoepitélio estratificação, dependendo do estado de relaxamento do órgão. Quando os contratos de órgãos e diminui a sua superfície epitelial, as células são “amontoado” uns aos outros, dando a impressão de que o número de camadas tem aumentado.

Lâmina própria: A lâmina é o tecido areolar contendo muitos vasos sanguíneos e linfáticos, através do qual os nutrientes são absorvidos no caso do canal alimentar, e geralmente contribui para apoiar o epitélio e une com a mucosa muscular, caso exista. Esta camada da mucosa relacionada inclui tecido mucoso linfoide.

Sinônimos de mucosa

São sinônimos de mucosa seguintes palavras: membrana, pele.

Antônimos de mucosa

São antônimos de mucosa seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

A mucosa oral do paciente segundo a avaliação do dentista encontrava-se hiperemiada e com sinais de infecção.

De acordo a literatura medicinal, a mucosa é um tecido orgânico de consistência mole que recobre a parede interna de determinados órgãos assim como de diversas cavidades naturais externas do corpo humano, como narinas e orelhas.

Na aula de anatomia da Universidade do vale do Sapucaí, os alunos tiveram a fundamentação teórica sobre a importância da mucosa no organismo dos seres humanos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *