A palavra nação possui uma classificação gramatical como sendo substantivo feminino. Ademais, referida palavra possui 5 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a, o. Já as consoantes são: n, ç. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: oãçan. Além disso, dita palavra é classificada como termo utilizado para referir se ao conjunto de pessoas que ocupam um mesmo território regido por leis, consciência nacional, idioma, religião, cultura e tradições.

Significado de nação

O conceito de nação tem sua origem na palavra em natio, palavra latina, que por sua vez deriva de nacido (uma noção que em espanhol significa nascido”). Essa palavra é usada como sinônimo de “nascimento” e “povo”, mas também é usado para se referir a “espécie” e “classe”. Neste sentido, devemos determinar que usando a nação termo que pode ser referindo-se tanto ao que é o território de um país em particular como os moradores desta que estão sob a proteção do mesmo sistema de governo. Também é preciso enfatizar que o sentido que hoje damos a este substantivo tem seus antecedentes no século XVIII como a etapa final é quando o antigo regime, qual é a Idade Contemporânea ocorre. E contribui trabalho sólido e consistente realizado pela maneira ilustrada conhecido. Assim, um exemplo que pode servir para expressar especificado é a seguinte: “A Espanha é uma nação que agora desfruta de uma monarquia parlamentar onde a democracia é a base”. A oração que também pode acrescentar a devida palavra é a seguinte: “Juca disse que estava muito orgulhoso da nação a que pertence.”

O conceito de nação tem atualmente duas representações: uma que aborda a partir de uma perspectiva política, que se baseia em critérios de natureza jurídica e política e fala sobre a soberania que rege dentro de um determinado Estado, e outra que descreve uma nação de noção cultural, sócio-ideológica do espírito ambíguo e mais subjetividade mais descrevendo um grupo humano, onde certos aspectos culturais comuns são compartilhados. No entanto, na linguagem cotidiana como um sinônimo para o país nação palavra, território, povo e do Estado é usado, por exemplo.

 

É importante notar que a concepção cultural de uma nação indica que seus membros estão cientes de que eles fazem parte de um corpo ético-política do que outros, uma vez que não são compartilhados, entre outras características, (etnia, língua, religião, a tradição ou história comum). Com base nestes argumentos mencionados, por exemplo, podemos mostrar todos como refletido na identidade de um país como Portugal. Assim, os seus cidadãos têm algumas línguas como língua oficial que está estabelecido na Constituição que todos têm o dever de conhecer e o direito de usar.

Neste sentido, é conceito muito relativo de nacionalismo. Com ele o que é definido como, entre outros, a tendência de caráter político e ideológico para estabelecer que um determinado território é o único a ser aceito como uma identidade de referência. No entanto dentro desta definição generalizada podem incluir muitos tipos de nacionalismo como integradores e centrífuga ou desintegradores. Quando um estado é reconhecido especificamente como a casa de uma determinada nação cultural, falamos da existência de um Estado-nação. Há estados que, apesar de disputas e contradições implícitas por esta definição, tentam legitimar esse termo.

Sinônimos de nação

São sinônimos de nação seguintes palavras: povo, Estado.

Antônimos de nação

São antônimos de nação seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

Uma nação é composta por um agrupamento de pessoas com mesmos costumes, tradições, línguas e culturas.

Uma nação nasce da reunião de pessoas de um mesmo grupo étnico, que falam o mesmo idioma e tem os mesmos costumes formando assim um povo.

O Brasil é considerado pelo mundo a nação do futebol por possuir diversos craques no esporte.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *