A palavra nariz possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 05 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a i já as consoantes são: n r z. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: ziran. Além disso, referida palavra faz designação de um orgão situado na face.

Significado de nariz

O nariz é uma protuberância que pode ser parte do sistema respiratório, em animais vertebrados. É o órgão do olfato e entrada para o sistema respiratório. Muito diferente numa conformação porque pode indicar que basicamente consiste de duas bolsas, ou cavidades, uma em caso de ciclóstomos, localizado na parte da frente da cabeça e aberta para o exterior através de uma série de furos que variam entre dois pares por poço no caso do peixe e um outro no vertebrados. Em todos os vertebrados, exceto ciclóstomos e peixes não crossopterigianos, as cavidades nasais se comunicam através do céu da boca e da faringe são as coanas, permitindo, para além da função olfativa, servem como vias aéreas. Dentro destes sacos são células olfativas. Nas aves, o nariz é muito subdesenvolvido. Em mamíferos, ele é bem desenvolvida, exceto para marinho e primatas superiores, e, como crocodilos, existe um tubo que transporta nasofaringe ar acima do palato secundário para faringe.

Nos seres humanos, o nariz está localizado centralmente na face, a maioria dos outros mamíferos está no topo do focinho. A forma do nariz humano é determinada pelo osso etmoide e o septo nasal. A anatomia do nariz é bastante complexa, resumindo pode indicar que consiste basicamente em duas cavidades – ou (em ciclóstomos) – situado na parte da frente da cabeça e aberta para o exterior através de orifícios, cujo número varia entre os dois pares por cavidade (no caso de peixe) e um furo cavidade (em outros vertebrados). Em ciclóstomos, a bolsa é aberta apenas no final do focinho ou na parte superior da cabeça.

Em todos os vertebrados, exceto ciclóstomos e peixes crossopterigis, cavidades nasais comunicar através do céu da boca com a faringe e formam as narinas. Esta configuração permite, para além da função olfativa, o nariz serve como via aérea. Dentro destas cavidades células olfativas nas aves estão localizados, este corpo (nariz) é muito subdesenvolvida enquanto que em mamíferos é bem desenvolvido (embora, exceto em casos de mamíferos marinhos e primatas superiores) e (pelo como em crocodilos) existe um tubo que transporta nasofaringe ar acima do palato secundário para a faringe.

Por fim, o nariz está dividido em dois compartimentos por meio do septo sendo separados, que tem duas portas de saída de chamadas narinas. No caso de tetrápodes (vertebrados terrestres) nariz tem em sua parte traseira, narinas e elas se comunicam com a boca. No lado paredes são as conchas, que são responsáveis por calor e limpar o ar de entrar nos pulmões. Sob cada corneto lá há alguns meatos chamados espaços que se comunicam com o nariz e seios lidera o ducto nasolacrimal.

Sinônimos de nariz

São sinônimos de nariz as seguintes palavras; nasal

Antônimos de nariz

São antônimos de nariz as seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

Depois de um sangramento no nariz os médicos começaram a colocar no prontuario que o paciente estava com epistaxe.

Muitos do grandes especialistas consideram o nariz como uma grande parte telereceptiva em nosso organismo.

O nariz do boxeador foi quebrado depois de levar um golpe de um lutador, sendo assim, vai ser necessário cirúrgia plástica.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *