A palavra felicidade possui uma classificação gramatical como sendo substantivo feminino. Ademais, referida palavra possui 10 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e, i, a. Já as consoantes são: f, l, c, d. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: edadicilef. Além disso, dita palavra é classificada como termo utilizado para caracterizar um estado de humor. Refere se ainda a cordialidade, cumprimentos.
Significado de felicidade
O que fazer em primeiro lugar antes de analisar a felicidade como termo em questão é determinar que a origem etimológica é proveniente do latim. Assim, vemos que a palavra vem da palavra felicitas que pode ser traduzida como “frutífera”. A felicidade é um estado de espírito que é uma satisfação. Quem é feliz se sente confortável, feliz e satisfeito. No entanto, o conceito de felicidade é subjetiva e relativa. Não há índice de felicidade ou de uma categoria a ser atingida por alguém para ser considerada como uma pessoa feliz. De um ponto de vista biológico, alegria é o resultado de uma atividade neural fluida em que os fatores internos e externos estimulam o sistema límbico. Muitos estudos e ramos científicos que se concentraram em analisar em profundidade o conceito de felicidade dizem que é a meta que todas as pessoas procuram ao longo de nossas vidas. Especificamente, nós tropeçamos mediante o fato de que tanto a filosofia e antropologia, sociologia e psicologia têm o item de trabalho para isso.
Assim, enquanto a antropologia investiga como diferentes culturas têm sabido que a felicidade é uma coisa e não outra, estudos de sociologia identificam fatores sociais que contribuem não só para o que cada indivíduo considera como tal, mas também como alcançá-la. Enquanto isso, dentro da Psicologia Positivista, que foi fundada entre outros pelo psicólogo americano Martin Seligman, encontra-se um ramo chamado paradigma positivista. Uma figura é que, como os restos de membros da área científica, se acredita que a felicidade é o resultado da soma de que as atividades positivas e emoções positivas são exemplos particulares da satisfação, do prazer corporal, orgulho, alegria e otimismo. Os seres humanos muitas vezes sentem a felicidade quando ela atinge os seus objetivos e quando ela consegue resolver os vários desafios que enfrentam em suas vidas diárias. Nos casos em que isso não for alcançado, ocorre a frustração que leva à perda de ocorrer felicidade.
As pessoas que são autorrealizadas e completas são mais calmas e estáveis, e alcançam um equilíbrio entre os racionais e emocionais. Alguns acreditam ou sentem que a felicidade está relacionada a bens materiais e dinheiro. Portanto, há frases como “Dinheiro não pode comprar felicidade, mas ajuda.” É que o dinheiro é o meio necessário para as necessidades materiais humana satisfatórias; uma vez que sendo satisfeitos, o indivíduo tende a olhar para os produtos que irão proporcionar maior felicidade. Em vez disso, as religiões e as pessoas com uma preferência para a felicidade associam o lado espiritual para um estado de espírito onde se sente em paz. Este estado pode ser alcançado com uma relação pessoal ou vínculo com os entes queridos, por exemplo.
Sinônimos de felicidade
São sinônimos de felicidade as seguintes palavras: alegria, satisfação.
Antônimos de felicidade
São antônimos de felicidadeas seguintes palavras: tristeza, solidão.
Exemplos de usos e frases
A felicidade dos noivos estava nítida em seus olhares diante do matrimonio que estava prestes a acontecer às oito horas da noite.
Deu um abraço de despedida e desejou felicidades, partiu rumo ao aeroporto, mãe e filha.
Para a felicidade do casal, deve existir entre ambos, marido e mulher: respeito, harmonia e Deus acima de todas as coisas.