A palavra ônus possui uma classificação gramatical como sendo um substantivo masculino de dois números. Ademais, referida palavra possui 04 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: o u, já as consoantes são: s n. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: sunô. Além disso, dita palavra classificada como sendo aquilo que trás uma carga ou um sobrepeso, uma obrigação ou uma carga muito pesada. Dita palavra é usada na maioria das vezes no âmbito jurídico como ônus da prova, ou seja, aquilo que cabe à pessoa provar aquilo que está sendo dito contra ela.
Significado de ônus
O ônus é muito conhecido no âmbito jurídico, este chamado de ônus da prova, que é uma expressão de origem latina denominada como o princípio jurídico que afirma o que é necessário para provar um fato particular no tribunal.
A fundação do ônus recai sobre um velho aforismo de lei que estabelece que normal podem ser compreendido ou testado como teste anormal . Portanto, quem invoca algo que quebra o estado normal deve provar. Basicamente, o que se entende por esse aforismo é que a carga de trabalho ou para provar uma declaração deve recair sobre qualquer um que quebra o estado normal ou que afirma ter uma nova verdade sobre um assunto.
Além disso, o ônus é manifestado em diversas áreas do direito, tais como: no direito civil: manifesta principalmente onde ocorre a prova da existência de uma referida obrigação que alude ao credor e torna evidente de extinção da obrigação, cuja extinção correspondente ao devedor. Em direito tributário os processos de aplicação de impostos que afirma sua reivindicação deve provar os fatos.
Em direito penal o ônus da prova é baseada na chamada presunção de inocência, ou seja, fazer prova de sua inocência ser um sistema legal que respeite os chamados direitos humanos. Significa que para cada pessoa se presume inocente até que tenha provas em contrário. É uma presunção refutada o que mais importa é que o acusador é o único que tem de provar a acusação, ou seja, o réu não tem que provar sua inocência, já que faz parte. Já no direito do trabalho, em caso de demissão do ônus da prova recai ao trabalhador que necessitará provar quais as razões ocasionaram a demissão que afetou os seus direitos, e também o empregador que deve provar os motivos pela qual a demissão foi justa. Em direito processual, diz-se aquele que tem a propriedade do ônus da prova e cabe a quem solicita a efeitos jurídicos dependendo dos fatos que apoiam sua afirmação.
Sinônimos de ônus
São sinônimos de ônus as seguintes palavras: legado, dever, compromisso, encargo
Antônimos de ônus
São antônimos de ônus as seguintes palavras: desleixo, falta de compromisso
Exemplos de usos e frases
Em mais uma aula podemos estudar dos ônus que geram os impostos na vida das pessoas no dia a dia. Sendo assim, pode-se mencionar que a maioria das vezes quarenta por cento do valor total são impostos e hoje em dia são discutidos por vários especialistas por se tratar de uma alta taxa tributária.
Os ônus que os políticos geram ao patrimônio público são discutidos e muito por estudante da área de economia, história, geografia e filosofia. Sendo desta forma uma maneira muito eficaz para cobrar dos políticos uma justificativa dos grandes gastos com transporte e aluguéis.
Um dos grandes membros do Supremo Tribunal Federal está sendo pressionado a sair do seu trabalho por ter causado importantes prisões no partido dos trabalhadores. O ano de 2014 foi um ano que o Brasil foi conhecido pelas roubalheiras e ademais pelos ônus que causaram aos cofres públicos.