A palavra oração possui uma classificação gramatical como sendo um substantivo feminina. Ademais, referida palavra possui 06 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: o, a, já as consoantes são: r ç. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: oãçaro. Além disso, dita palavra é classificada uma expressão gramatical e também uma súplica a Deus.
Significado de oração
A palavra oração é derivada do latim oratio. Seu conceito tem vários usos. Em gramática, este termo refere-se à palavra ou grupo de palavras com a autonomia sintática. Isto significa que é uma unidade de significado que expressa uma coerência gramatical completa. A oração é o menor componente sintático possível que pode expressar uma proposição lógica. Aparecendo por escrito, frases são definidas pela presença de um ponto. Portanto, o ponto é o fim da frase. Na linguagem oral, frases podem ser separadas de acordo com pausas e redução da voz. As frases podem ser classificadas em dois grupos de acordo com a atitude do falante e de acordo com a sua estrutura sintática. De acordo com a atitude do falante, a oração pode ser declarativa ( “Jorge chegou às cinco horas”), Exclamatória ( “Eu não posso acreditar!”), Interrogativa ( “O que você disse?”), Imperatia ( “Saia daqui agora “), Duvidosa (” Talvez chegue ao fim da questão “). Em relação à estrutura sintática, uma frase pode ser atributiva, predicativa, transitiva, intransitiva, ativa, passiva, reflexiva, recíproca. A classificação de frases não se limita a estes grupos. De acordo com núcleos verbais, por exemplo, pode-se falar de simples ou complexas ou compostas.
Temas diferentes em uma sentença gramatical: Dentro de uma sentença há várias partes, entre as quais pode estar o sujeito, um dos elementos essenciais para que se desenvolva a oração. Também chamado de substantivo na frase (SN), é a entidade que organiza toda a frase, ligando as várias partes e deve corresponder plenamente ao verbo. Para inserir um assunto em uma frase, não se usa sempre a mesma preposição, exceto quando estritamente necessária, como no exemplo a seguir, em que funções como a preposição adjacente são usas “entre Louis e eu faremos uma imagem.”
De acordo com a relação gramatical que existe, o assunto pode ser gramatical (que deve concordar em pessoa e número com o verbo) ou lógica (presente nas orações do tipo indireta. Por exemplo: “A cidade foi conquistada por César”, onde Casar é o sujeito lógico e “cidade” gramatical. Por outro lado, de acordo com a sua função o sujeito pode ser um agente (que executa a ação representado pela verbo), paciente (que recebe a ação expresso no verbo), pseudoagente (não é a olho nu, mas é o agente que ali está realmente, por exemplo: João conseguiu a moto na oficina, na verdade, quem conseguiu foi o mecânico) ou causal (ele é responsável por uma ação, mas não quem o realiza por exemplo é outra pessoa:. “Louis XIV construiu o Palace”, não construiu mas ele tinha que construir.
Em outro sentido, a oração pode ser uma conversa, louvor a Deus. A oração pode ser parte de um ritual de religião, como no caso do culto evangélico ou da missa cristã.
Sinônimos de oração
São sinônimos de oração as seguintes palavras: gramática, súplica
Antônimos de oração
São antônimos de oração as seguintes palavras:
Exemplos de usos e frases
A oração é a mais poderosa arma contra as potestades e principados vindos de Satanás.
Ter uma vida de oração te fortalece no dia a dia, além de fazer a diferença na vida das pessoas.
Na seguinte oração: meu pai está cansado, quem é o sujeito?