A palavra osmose possui uma classificação gramatical como sendo substantivo feminino. Ademais, referida palavra possui 6 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: o, e. Já as consoantes são: s, m. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: esomso. Além disso, dita palavra é classificada como termo utilizado para descrever o deslocamento de liquido através de uma membrana semipermeável ocorrida em razão da pressão osmótica da maior para menor concentração.

Significado de osmose

No grego é onde podemos encontrar a origem etimológica da osmose. Especificamente, ela pode estabelecer que vem da palavra de osmosis que consiste duas partes distintas: Osmose, o que significa é impulso, e -se sufixo que pode ser traduzido como ação. A osmose é um processo físico-químico que se refere à passagem de um solvente, embora não soluto entre duas soluções que são separadas por uma membrana com características de semipermeabilidade. Essas soluções, por outro lado, possui uma concentração diferente. Uma membrana semipermeável contendo poros de uma dimensão molecular. À medida que o tamanho destes poros é muito pequeno, eles podem atravessar a membrana apenas de menores moléculas, não a maior. Isto significa que, se uma dessas membranas é responsável pela separação de um líquido e dividi-la em duas partições, vários fenômenos são explicados a partir das noções de potencial electroquímico e difusão simples irá ocorrer.

O primeiro conceito é relativo a que, através da adição do potencial de componentes de uma solução, o resultado é mais elevado do que os componentes químicos de cada um. Devido a esta falta de equilíbrio, as partículas de solventes fluirão para a área que tem menor potencial, algo conhecido como uma pressão osmótica mensurável. O solvente, por sua vez, vai ser dirigido para o soluto a fim de atingir um equilíbrio de potencial ou para perfazer a pressão hidrostática que pode equilibrar a pressão osmótica. Mais precisamente, podemos determinar que existem duas classes distintas de osmose. Então, em primeiro lugar, encontramos o chamado fenômeno de osmose para a frente que é do tipo natural do processo que ocorre em todas as células vivas e resulta na extração de água pura do meio ambiente.

E, em seguida, em segundo lugar, encontramos a osmose reversa. Este não é um fruto de fenômeno natural, mas é um processo inventado pelo ser humano e que é “vira” o tipo anterior de osmose. Assim, a finalidade é obter a tomada água purificada como ponto de partida uma área de sal ou água impura. O caminho para alcançar este objetivo é a realização da pressão causando, assim, com que se produzam a passagem de água através de uma membrana semipermeável. E tudo isto no sentido oposto ao que ocorre naturalmente.

Exemplos disso podemos estabelecer para entender o processo de osmose a ação reversa que são algumas formas simples com isso usado para concentrar o que é o chamado soro de queijo ou removê-lo da cerveja álcool, bem como água para irrigação.

É importante salientar que osmose é um fenômeno que é muito importante na fisiologia das células de seres humanos e animais. O conceito de osmose, por outro lado, é utilizado para nomear a influência recíproca que é gravada em indivíduos que estão começando a partir do mesmo grupo.

Sinônimos de osmose

São sinônimos de osmose as seguintes palavras: difusão, propagação.

Antônimos de osmose

São antônimos de osmose as seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

Através da osmose o fluxo de água ocorre dentro das células.

A osmose pode provocar alterações no volume celular.

A pressão osmótica ocorre entre a membrana de maior concentração para a menor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *