A palavra palmito possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 07 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a i já as consoantes são: l m b r. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: otimlap. Além disso, referida palavra faz designação da parte terminal de uma palmeira.
Significado de palmito
O palmito é um produto alimentar obtido a partir do coração de várias espécies de palmeiras, especialmente o coco (Cocos nucifera), o jusara (Euterpe edulis), o açaí (Euterpe oleracea), a pupunha ou pejibayo (Bactris gasipaes) e uma variedade de espécies dos moriche mauritia menor, comum e o nativo do Orinoco e outras que são encontradas na América do Sul. Além disso, a palmeira é caro para se obter, uma vez que o crescimento de uma palma grande só permitir a remoção se consumir de 1 a 1,5 anos. É uma iguaria muito valorizada: o rendimento é de cerca de 500 g a 1,3 kg por planta. A palma é extraída a partir de gemas de concurso localizados após a retirada do palmito, que consiste nas folhas ainda imaturas, que é eliminada sua casca ficando apenas as camadas duras e fibrosas. É branco, suave e possui uma textura macia, rica em fibras. Somente na parte mais macia é que é comestível.
Historicamente, o principal produtor e exportador de palma foi o Brasil. A partir dos anos noventa, o Equador conseguiu exportar e teve o topo da liderança. Em 2013, exportou mais de 31mil toneladas de palmito em conserva, dos quais 100% das plantações sustentáveis, sem intervir negativamente em sistemas ambientais; Argentina, Paraguai e Bolivia também produzem quantidades significativas. Costa Rica ainda é o segundo maior produtor, no momento, com mais de 8mil toneladas em 2013. Havaí está produzindo este produto no momento, mas é um projeto relativamente novo, por isso, a exportação não é tão abundante. A França é o maior importador, enquanto o Chile é o país com o maior consumo per capita.
Já o consumo de “selvagem”, do Brasil, os palmitos têm sido frequentemente alvo de protestos por grupos ambientais, uma vez que a grande maioria dos casos, as plantas colhidas vêm da floresta virgem, e nenhum tipo de prática é desenvolvida de forma agrícola e sistematizada para o reflorestamento. Especialmente a espécie E. edulis, um nativo de Misiones, não poderia ser plantadas com sucesso, e o corte excessivo levou à beira da extinção. A regulação da atividade levou ao abate ilegal de árvores para a produção de palma. Esta espécie é protegida no Parque Nacional do Iguaçu, Urugua-í Provincial Park e Foerster Provincial Park. Há ainda a palma selvagem no município de Comandante Andresito, especialmente na área conhecida como península.
No Equador e na Costa Rica está tomando-se uma palmeira conhecida cientificamente como Bactris gasipaes, conhecida como chontaduro, também no Equador e na Costa Rica. Estes palmitos produzem vários troncos e, portanto, pode ser extraído a partir deles. É uma maneira de cortar custos e salvar a planta. Eles podem colher até 2 talos de palmeiras por palma por ano. A densidade de estocagem, por sua vez, varia de 5.000 a 12 mil plantas por hectare. Finalmente, a França é o número um em consumidor do mundo
Sinônimos de palmito
São sinônimos de palmito as seguintes palavras; palmeira
Antônimos de palmito
São antônimos de palmito as seguintes palavras:
Exemplos de usos e frases
Depois de comer uma salada com palmito cheguei á conclusão que posso a começar a fazer um dieta.
O palmito é um alimento muito bom e saboroso, mas se não for envasado com higiene poderá trazer danos a saúde.
Para comer uma salada com palmito temos que aprender a fazer com o chefe de cozinha Vander, o mesmo é profissional em saladas.