A palavra peculato possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 08 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e u a o já as consoantes são: p c l t. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: otalucep. Além disso, referida palavra faz designação de desvio de dinheiro público.

Significado de peculato

A palavra peculato é um termo usado no campo do direito para nomear um crime que ocorre quando uma pessoa recebe dinheiro público de forma ilícita. O termo peculato é portanto, aquilo que faz parte do que é comumente conhecido como corrupção.

Quem comete este crime, comete roubo ao Estado, que em teoria, deveria gerenciar. O conceito vem da peculio, cuja origem etimológica está na peculium Latina, que é uma pessoa ligada a sua prole ou seu servo para fazer uso dele.

A pessoa que incorre em falta de honestidade com dinnheiro público será acusado por peculato. Peculato, por vezes, não aborda especificamente o roubo de dinheiro, mas também pode ser quando o funcionário em questão faz uso de certos objetos que realmente deveriam estar disponíveis para o bem comum.

Por exemplo: “O ministro do Meio Ambiente foi denunciado por peculato”, “O desfalque foi confirmado quando os pesquisadores foram capazes de mostrar que o ministro usou instalações públicas para festas pessoais”, “O gerente de uma empresa de petróleo, relatou que os problemas financeiros da empresa  foram cometidos por alguns executivos.”

O que define o desvio de um roubo ou fraude, em suma, é  ato de alguém exerçer funções públicas ou se apropriar de recursos que deveriam preservar em sua posição ou função. Esta característica, é claro, agrava a condição de  roubo. O crime de peculato segundo do Código Penal pode ser reconhecido como:

* Por apropriação, quando um funcionário público assume de bens ou ativos estatais, empresas ou instituições que participam de fundos fiscais que seja destinado para seu benefício pessoal.  No crime de peculato a pena é de no mínimo seis anos.

Se um empregado faz uso ou permiti o uso indevido de propriedade do Estado é acusado da mesma forma que uma pessoa que fez desvio de verba. O período mínimo de prisão para este tipo de enxerto é de um ano, igual à proibição de exercer cargos públicos. Também pertence a este crime casos de funcionários que tomam serviços oficiais ou permiti que outros o faz.

Ademais, o acusado será punido com um ano de prisão ,interdição das funções públicas e direitos, bem como uma multa (se não houver retenção na fonte ou a apropriação, a pena é reduzida pela metade).

No Brasil muitos políticos foram acusados por peculato e hoje respondem mediante ao Supremo Tribunal Federal sobre crime contra patrimônio público.

Sinônimos de peculato

São sinônimos de peculato as seguintes palavra; roubo dinheiro público.

Antônimos de peculato

São antônimos de peculato as seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

Depois de ser acusado por peculato, os políticos estão sendo investigado pela policia federal.

Um crime contra a administração pública pode ser caracterizado como peculato.

Um grande profissional da área da Medicina se envolveu com a política e depois de alguns anos foi preso por peculato.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *