A palavra pelos possui uma classificação gramatical como sendo substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 5 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e. o. Já as consoantes são: p, l, s. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: solep. Além disso, dita palavra é classificada como termo utilizado para referir se aos fios queratinosos do folículo piloso espalhados pelo corpo dos mamíferos servindo de proteção térmica e mecânica para os seres humanos e animais. Os pelos minimizam a fricção na região axilar e íntimas’.
Significado de pelos
O pelo vem do termo em latim, capillus, pois emana da nossa língua também sinônimo de cabelo. O conceito é usado para nomear o cabelo: o filamento fino de origem da córnea que se desenvolve na pele de certos animais. A ideia de cabelo, assim pode referir-se a um fio de cabelo ou a totalidade deles. Por exemplo: “Esta tarde eu vou cortar meu cabelo”, “O cabelo do meu filho foi tingido roxo”, “Garçom! Há um pelo na minha sopa.” O cabelo se origina de uma raiz e depois se espalhou em uma haste. Surge em um folículo de cabelo do couro cabeludo e é composto por queratina. Graças às substâncias fornecidas pelos vasos sanguíneos, o cabelo pode crescer.
Apesar de que pelos que se estendem por quase todo o corpo, a noção de cabelo é geralmente limitada ao cabelo cobrindo sua cabeça. A função deste cabelo é proteger a cabeça e conservar o calor do corpo.
Além função orgânica ou física, o cabelo também desempenha um importante papel social, pois tem uma grande influência na estética pessoal. Um homem pode ter cabelos longos como um símbolo de rebelião ou de adesão a um determinado grupo (como o movimento hippie). É conhecido como cabelo de anjo, por outro lado, um tipo de massa que é feita de amido de milho, farinha de milho e água. É muito fino e seu cozimento não leva mais de quatro minutos. Embora você possa comê-lo acompanhado com molhos diferentes, o cabelo de anjo também é usado para fazer sopas. Descobrir a origem etimológica da depilação, outro termo que nos interessa, é um nome derivado do verbo “depilare” assim está estabelecido na língua portuguesa.
A remoção do pelo no processo de depilação é um processo que é realizado para remover o pelo que cobre a pele. Desenvolve normalmente em certas regiões do corpo, por razões estéticas, sociais ou de higiene, se destinam a manter sem pelos. Quando a pinça, portanto, procura para remover o cabelo que você não quer cobrir no seu corpo, as áreas depiladas variam de acordo com a cultura e dependente de gênero, mas também estão ligadas às intenções e as preferências de cada pessoa. Arrancando a axila, por exemplo, pode ser uma coisa diária para uma brasileira e incomum para um Europeu e quase inexistente no caso dos homens das mulheres latino-americanos.
A depilação pode ser desenvolvida através de técnicas diferentes e utilizando instrumentos diferentes. Uma opção é recorrer a uma máquina de depilação, que, graças às suas lâminas pode remover os pelos das pernas e em outras regiões. Outra alternativa é a depilação ou cremes que são colocados sobre o cabelo a ser eliminado. Nos últimos anos, além disso, a depilação a laser tornou-se popular. Especificamente, podemos dizer que estes são alguns dos diferentes sistemas de remoção de pelos que existem e que são utilizados:
- Os fórceps são usadas para determinadas áreas do corpo, tais como as sobrancelhas que têm menos pelos. Este sistema tem a vantagem de que é muito durável.
Sinônimos de pelos
São sinônimos de pelos as seguintes palavras: cabelo, lanugem.
Antônimos de pelos
São antônimos de pelos as seguintes palavras:
Exemplos de usos e frases
Os humanos são recobertos de pelos por toda sua extensão corporal podendo apresentar características distintas de acordo como o local de implantação.
Os pelos da adolescente caíram devido a carência de vitaminas sendo necessário intervenção medica medicamentosa.
As ovelhas são animais de pequeno porte recobertas de um volumoso pelo. Os pelos das ovelhas são retirados com maquinas e usados para confecção de lãs na produção de agasalhos.