A palavra perdoar possui uma classificação gramatical sendo um verbo bitransitivo. Referida palavra possui 07 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e o a já as consoantes são: p r d. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: raodrep. Além disso, referida palavra faz designação de oferecer perdão ou perdoar.
Significado de perdoar
O perdão é o ato de perdoar, um verbo que se refere ao pedido de alguém ou concepção da remissão de uma obrigação ou um fracasso. Antes do momento do perdão, a pessoa que apresenta o pedido deve ter se arrependido, enquanto deficientes a essa falta deve estar disposta a deixar o problema para trás. Por exemplo, “Claudia sabe que ela cometeu muitos erros irreparáveis e, portanto, pediu que a família tivessem um ato de perdoar em relação a ela”, “Peço desculpas, eu nunca pensei que minhas palavras lhe causaria muito dano”, “É inútil agora, desculpe-me, depois de ter passado a vida sem misericórdia maltratado e humilhado, creio que tenho que me auto perdoar “.
Perdoar, portanto, é a transferência de uma obrigação excepcional, de um delito ou receber uma punição, devido à falta. Ao perdoar há a indulgência, tolerância e compreensão para estados de erro dos outros: “Não se preocupe, eu te perdoo. Eu quero tudo de volta do jeito que eram.” Já no âmbito das religiões atribui-se uma grande importância para o perdão. Entre os mandatos religiosos encontrados muitas vezes na necessidade de dar aos outros uma segunda chance, pedindo desculpas pelas ofensas se dá também com o fato de pedir perdão a Deus pelos pecados. O sacramento da confissão é a maneira de pedir perdão a Deus, e deve ter um padre como intermediário, segundo algumas religiões. Dependendo de fatores culturais, o ato de perdoar pode cobrar um peso considerável, tornar-se um presente que somente um seleto grupo de pessoas deve começar e praticá-lo. Entretanto, o ódio e o ressentimento crescente em uma pessoa implacável pode ser igualmente frustrante e prejudicial para ambos os lados. Muitas vezes, o ressentimento e o desejo de vingança cega e magnifica os erros dos outros. Embora seja aconselhável para evitar esse fardo, é verdade que nem todas as falhas são merecedoras de perdão, e isso torna-se uma análise mais complexa, de acordo com alguns especialistas.
Desde uma visão superficial, pode-se distinguir as ações voluntárias e involuntárias; em ambos os grupos, por sua vez, de acordo com as consequências de cada possível pessoa contenha e classificá-las de acordo com o tipo de dano que causam a outros. Assim, é compreensível que a perda de um livro exterior não pode ser comparado a uma tentativa de assassínio.
É claro que, dada a complexidade do cérebro e a diversidade de situações que geram e cruzam sobre a vida, um mero titular não deve ser tomado como uma representação completa de um fato e, portanto, não é suficiente para emitir um julgamento. Voltando ao exemplo da tentativa de homicídio, a moral de muitas pessoas não precisa de mais informações para garantir que ele é um pecado injustificável e que para tanto diante dos olhos humanos não seria possível praticar o ato de perdoar.
Sinônimos de perdoar
São sinônimos de perdoar as seguintes palavras; absorver, desculpar
Antônimos de perdoar
São antônimos de perdoar as seguintes palavras: sem perdão, raiva
Exemplos de usos e frases
Ele fez questão de perdoar sua esposa depois de uma traição e hoje refere não guardar mágoa.
A maior dificuldade de um ser humano é perdoar alguém que trai por motivos inúteis.
A professora disse que vai perdoar seu aluno pela falta de educação e sendo assim, fica no aguardo de uma reunião com os pais do mesmo.