A palavra pontífice possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 09 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: o i e, já as consoantes são: p n t f c. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: ecifítnop. Além disso, referida palavra faz designação a uma pessoa que está com o rosto de lado ou a uma pessoa que possui uma conta numa rede social.
Significado de pontífice
A palavra pontífice é uma palavra originário da palavra latina pontifex pode descrever um sacerdote que trabalha em uma diocese como bispo ou arcebispo. O termo, por excelência, é usado para identificar quem é considerado na Igreja Católica Romana como bispo ou superior religioso na posição sobre os outros. Por exemplo: “O pontífice visitará o país no próximo ano”, “As declarações do Papa gerou muita controvérsia no mundo árabe”, “a morte do pontífice foi seguido por milhões de pessoas através da mídia”. Além disso, o conceito começou a ser usado nos tempos da antiga Roma, momento em que ele foi usado para indicar o magistrado sacerdotal, que foi responsável por presidir e conduzir cerimônias e ritos religiosos. O título de Pontifex Maximus significava o papel mais honroso na religião romana, só está disponível até 254 aC para os patrícios, e, posteriormente, também para os plebeus.
No entanto, não se deve esquecer o fato de que na Roma antiga, com o passar do tempo, foi também dado o nome do pontífice a uma pessoa que fazia parte de um conselho religioso de maior tipo. O Conselho dos papas foi como foi chamado o encontro que foi formado pelo já mencionado Pontifex Maximus, as flamines (sacerdotes encarregados do culto realizado em honra dos deuses quinze), as vestais eram as sacerdotisas e Rex Sacrorum. A etimologia do Pontifex e Papa vem de duas palavras: Pons (traduzido para o português como “ponte”) e facere (entendida como “fazer”). O Papa, portanto, é que faz ou constrói pontes. É provável que a expressão refere-se ao significado simbólico da ponte entre a divindade e os homens, mas também poderia ter sido usado literalmente como o construtor de pontes numa figura que foi muito importante na Roma antiga, cruzando o rio sagrado Tibre.
Com o tempo, os imperadores romanos começaram a assumir o cargo de Pontifex Maximus, combinando política e religião. A partir da aceitação do cristianismo como religião legítima pelos romanos (no século IV), o título tornou-se anacrônico. O Imperador Graciano (359-383) renunciou e então estava nas mãos do Patriarca de Roma: o Papa, a quem nós conhecemos hoje como Papa. Assim, dado que o significado e expressão, vê-se que hoje, quando se refere ao Sumo Pontífice, se está referindo ao papa. Como a cabeça visível da Igreja Católica e como um Estado soberano da Cidade do Vaticano é também conhecido como uma figura que agora é representada na pessoa de Bento XVI.
Sinônimos de pontífice
São sinônimos de pontífice as seguintes palavras: papa, religioso
Antônimos de pontífice
São antônimos de pontífice as seguintes palavras: não religioso
Exemplos de usos e frases
A PUC é uma universidade fundada por vários pontífices no meio dos anos 40 e até hoje é uma universidade reconhecida.
O novo pontífice no Brasil se chama Bento XVI e é apreciado por todos.
A maioria das pessoas que professam a religião católica se confessam com pontífices, o que não é um hábito dos evangélicos, pois estes confessam seus pecados somente a Jesus, que é o grande intermediador entre Deus e Ele.