A palavra pudor possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 05 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: u o já as consoantes são: p d r. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: rodup. Além disso, referida palavra faz designação a um sentimento de vergonha.

Significado de pudor

A palavra pudor é uma palavra que vem do latim e refere-se a pudendo, a modéstia, a vergonha e honestidade. Nos tempos antigos, o termo também é usado para nomear uma pessoa que tem sentimentos de vergonha que era causado por qualquer coisa que fere a inocência.

Pudor está geralmente ligado a modéstia ou uma relação de timidez. É, portanto, um elemento de personalidade que visa proteger a privacidade para não expor a outra pessoa a um ato para estimular. Uma pessoa que tem trauma de falar em público pode ter o pudor de multidões.

Por exemplo: “Eu não vou usar essa tela, dá-me um grande pudor”, “Namorada de Juan Pablo não tem pudor, como pode vestir uma saia curta, tais”, “Os fotógrafo retratou os dois atores se beijando apaixonadamente Park, descaradamente sem nenhum tipo de pudor das outras pessoas “.

Além disso, é interessante verificar que, em grande parte, o pudor está intimamente relacionada com o que seria as convicções da sociedade em um dado momento. Por exemplo, durante o Império Romano, os homens muitas vezes não hesitavam em fazer seus acordos ou empresas, enquanto eles estavam fazendo uso de latrinas. Não tinham pudor, no entanto, essa atitude hoje é impensável.

Da mesma forma, esta simplicidade mudou dramaticamente com respeito ao próprio corpo. Assim, durante o século XVIII considerou-se que não foram educados com outras pessoas, mas não sentiu nenhum pudor em fazê-los de servos. Hoje há muitas pessoas que não têm pudor algum de fazer topless na praia ou ir para uma enseada de nudismo.

A este respeito, também é interessante notar que, historicamente, tem mostrado que as mulheres também mostraram mais modéstia em relação ao corpo e o homem quando se refere a sentimentos. Algo, é claro, foi marcado pelas imposições da sociedade, em determinado momento.

Desta forma, e, infelizmente, em muitos países islâmicos, que prevê que quaisquer fêmeas devem ter o pudor de não mostram nenhum centímetro de seu corpo.

A experimentação de pudor não é o mesmo com todas as pessoas. A vergonha é uma sensação mais recatada para vários assuntos, em outros casos, não geraria constrangimento ou desconforto. Um determinado vestido ou algum comentário são exemplos de coisas que podem dar alguma vergonha e ser indiferente aos outros.

Um homem que fala sobre sua vida sexual na frente de um monte de pessoas não têm pudor. A mesma situação, no entanto, pode ser traumático para outro assunto e até mesmo refletido fisicamente.

A modéstia é também o título do primeiro filme do espanhol Tristan Ulloa, baseado em um romance de autor peruano Santiago Roncagliolo. Esse filme mostra a vida de uma pessoa que tem pudor.

Sinônimos de pudor

São sinônimos de pudor as seguintes palavras: castidade, pejo

Antônimos de pudor

São antônimos de pudor as seguintes palavras: despudor

Exemplos de usos e frases

Ele é um deputado que não tem pudor em suas condutas e sempre que possível faz barbarias.

Uma pessoa que sempre fez trapalhadas e hoje não tem pudor de sua vida passada são pessoas insensíveis.

Ele teve pudor da ação de seus irmãos contra seus tios e vendo aquela cena de briga ele pediu desculpas em nome dos irmãos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *