A palavra reprimir possui uma classificação gramatical sendo um substantivo feminino. Referida palavra possui 12 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: o i e a já as consoantes são: p f c n r. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: rimirper. Além disso, referida palavra faz designação do controle ou ato de movimentação.

Significado de reprimir

A palavra reprimir é uma expressão latina repressió que significa a ação e o efeito de controle (conter, restringir, temperamental ou moderar) tem duas utilizações: particularmente em contextos políticos e sociais e contextos de extensão psicanalíticos (e por a partir dels as relativas à sexualidade). Em ambos os casos envolve o desejo de evitar um comportamento, ou puni-lo uma vez produzido; e os seus opostos são os da liberdade e da tolerância. Em ambos os casos a repressão exercida a partir de algum tipo de campo, tanto o poder público ou privado. A repressão política é aquela que é exercida a partir do poder político, com o objetivo de punir a dissidência com violência sobre o mesmo e que é, em geral, a negação dos direitos civis e da liberdade política. Já a repressão psicanalítica é a que se dá com base no processo pelo qual um impulso ou ideia é considerado inaceitável pela sociedade ou o indivíduo permanece no inconsciente.

Reprimir é um dos conceitos centrais da psicanálise e designa o mecanismo psíquico ou o processo em que um sujeito é usado para rejeitar representações, ideias, pensamentos, memórias e desejos e mantê-los no inconsciente. De acordo com a teoria de Sigmund Freud, o conteúdo rejeitado, longe de ser destruído ou definitivamente esquecido pela repressão, está ligado à unidade de manter seu efeito psíquico do inconsciente. O reprimido é o componente central do inconsciente por Freud. Como Freud disse: “O reprimido é sintomático.”

Do mesmo modo, dito conceito, embora não tenha sido de forma orginal definido por Freud (pois no século XIX foi mencionado por Johann Friedrich Herbart, mas também por Theodor Meynert), Freud que descreveu-o como um mecanismo essencial da divisão original entre os sistemas consciente e inconsciente no aparelho psíquico. O conceito foi adotado por várias escolas e orientações da psicanálise com diferentes nuances, bem como por outras teorias psicológicas, usando o termo com uma definição muito diferente às vezes.

Para Freud o fato de reprimir ocorre porque a satisfação direta do impulso instintivo, realmente ocorre através da intenção de causar prazer, pode causar desagrado para entrar em dissonância com as demandas de outras estruturas psíquicas ou também que chegam diretamente a partir do meio exterior.

Já a repressão sexual, como dito antes, está ligada à repressão psicanalítica, é um estado psicofísico que impede a pessoa expressar e perceber sua sexualidade. A repressão sexual é frequentemente associada com sentimentos de culpa ou vergonha associada impulsos também sexuais.

Já a repressão sexual religiosa, segundo alguns analistas acreditam que o cristianismo reprime a homossexualidade e considera a doutrina do celibato como sexualmente repressiva. Também observa que as formas mais conservadoras do Islã têm códigos sexuais estritos que incluem uma proibição da homossexualidade, as mulheres necessitam ser virgens e possuem rigorosos códigos sobre como se vestir e se comportar socialmente.

Sinônimos de reprimir

São sinônimos de reprimir as seguintes palavras: castigar, punir

Antônimos de reprimir

São antônimos de reprimir as seguintes palavras: inquietar, rebelar

Exemplos de usos e frases

Depois de reprimir os assaltos na região de Diadema em São Paulo o delegado ganhou notoriedade mediante o âmbito policial.

Para se tornar um profissional da área da saúde você poderá reprimir suas condutas com a internet.

Ele sempre quis reprimir seus funcionários dizendo que suas palavras eram a última a ser dada na empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *