A palavra seitas possui uma classificação gramatical como sendo um substantivo feminino. Ademais, referida palavra possui 06 letras, entre elas vogais e consoantes. As vogais são: a e i, já as consoantes são: s t s. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: saties. Além disso, dita palavra pode ser considerada como uma organização dissidente e por isso na maioria dos casos e por várias denominações religiosas não são consideradas como uma religião.
Significado de seitas
A seita é um grupo de seguidores de uma doutrina religiosa particular ou ideológica. O termo foi originalmente usado apenas para se referir a partes ou comunidades de pessoas com afinidades comuns (culturais, religiosas, políticas, esotérico, etc.), que através de seus ensinamentos e rituais diferem de outros grupos sociais. Só mais tarde, a comissão aprovou o significado secundário de “heresia” ou crença e também de grupo dissidente que separa de sua fonte original ou discorda com as grandes religiões, muitas vezes com conotações pejorativas.
Além disso, na década de oitenta, o conceito de “novos movimentos religiosos” foi definido para distinguir o conceito popular de “seitas” e assim evitar a perseguição das minorias. Atualmente ainda há preocupação entre autoridades civis contra os grupos sectários verdadeiramente perigosos, que sugeriram como conceito de “seitas destrutivas”.
Na língua portuguesa o termo “seita” pode vir do termo latim que é em partes aplicado e ensinado em escolas de filosofia (daí sectátor e sectatorios ‘pegajoso’ “seguidor”, e refere-se a “seguir um professor ou um líder’). Ademais, também é atualmente usado como termo “novos movimentos religiosos” menos pejorativos para se referir a seitas inofensivos. O problema de terminologia é importante, porque a partir de diferentes áreas do pensamento e da ciência ofereceram-se várias definições. Sociólogos falam que é necessário usá-la em inglês (‘credo’, ‘cult’ ou ‘cult’ em seu sentido menos usado) para se referir a um grupo religioso que também tem um alto grau de tensão com a sociedade envolvente, mas cuja crença é, dentro do contexto de que a sociedade, em grande parte tradicional é considerada. Seitas no sentido pejorativo do termo, equivale ao seu uso mais comum, indicando que o grupo tem um alto grau de tensão com a sociedade envolvente.
No mundo antigo, que consideravam a “sectária”, como pessoas que seguiram os ensinamentos de filósofos. Os primeiros cristãos foram chamados de “seita dos nazarenos” pelos judeus, está escrito no livro de Atos 24: 5. As cartas do Novo Testamento atribuídos a Paulo usaram a palavra hairesis αἵρεσις, “escolha”, “o escolhido” alternativa ” festa” para se referir a subdivisões do judaísmo e divisões dentro da comunidade cristã (por exemplo, Atos 5:17; Atos 15: 5 e 1 Coríntios 11:19). No último caso, é evidente que a sua aparência é sob uma luz negativa. No início do cristianismo, foi cada vez mais utilizado o termo para se referir a desvios de grupos dissidentes de cristãos de toda a comunidade, e ao longo do tempo foram consideradas heresia, ou seja, “falsas doutrinas”, em contraste com uma ortodoxia.
Sinônimos de seitas
São sinônimos de seitas as seguintes palavras: partido, facção, doutrina
Antônimos de seitas
São antônimos de seitas as seguintes palavras: não religião
Exemplos de usos e frases
Algumas pessoas frequentam determinados lugares onde se prestam cultos a algum deus, no entanto, é considerado como uma seita e não como uma religião.
A seita é uma organização pouco conhecida pela população.
Nem todas as pessoas tem um conceito claro e especifico do que é uma seita.