A palavra semântica possui uma classificação gramatical sendo um substantivo feminino. Referida palavra possui 09 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e a i já as consoantes são: s m n t c. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: acitnâmes. Além disso, referida palavra faz designação uma ciência empírica.
Significado de semântica
A palavra semântica é denominada como ciência linguística que estuda o significado das palavras e expressões, ou seja, que as palavras significam quando se fala ou escreve. Um termo cunhado por Michel Breal em 1833. O objetivo da semântica é o significado decomposta em unidades menores chamadas semas ou traços semânticos, estes permitem segmentar o significado das palavras, e distinguir palavras de significado semelhante e palavras com significados opostos. Por outro lado, a semântica linguística é responsável por estudar a denotação e conotação de palavras, quando a mensagem é objetivamente expressa, diz que seus meios é denotativo e quando a comunicação é objetiva é adicionada a alguma avaliação pessoal por meio de gestos ou entonação diz-se que o seu significado é conotativo.
No entanto, o estudo de palavras pode ser dividida em:
Sinonímia: quando ocorre quando um mesmo significante pode ser expressado com vários significas, por exemplo, o colapso, entre outros.
Antonímia: caracterizado pelo fato de o significante ter o significado oposto ao outro, por exemplo, frio – quente.
Polissemia: ocorre quando uma significativa legítima possui vários significados, no caso da palavra perna, corresponde tanto a um animal como uma perna de mobiliário.
Homônimo: é a similaridade de significados, homônimos que têm uma variação, por escrito, por exemplo, ele teve (tem verbo) e tubo (objeto cilíndrico).
Um campo semântico é um conjunto de palavras ou expressões com significado semelhante, porque eles têm uma unidade comum de base funcional, chamado sema (sinal) ou raiz linguística. Já a semântica na lógica é utilizada no estudo da relação entre sinal e realidade. Por outro lado, na cognitiva semântica, esta é a ciência que estuda a relação da mente de uma pessoa ligada aos sinais, e analisa o mecanismo psíquico entre falante e ouvinte.
Há palavras tiradas de outras línguas, é o que é chamado calque semântica. Sendo assim, a ciência semiótica é responsável por estudar os sinais, os relacionamentos e o significado. Em computação, a semântica é responsável por estudar a partir de um ponto de vista matemático, o significado de programas ou funções.
Etimologicamente, o termo vem do grego “semantikos”, que significa “algo que ter um significado relevante ou significativo.”
Semântica e sintaxe: A sintaxe tem a função de fornecer diretrizes ou normas para a criação de frases de forma coerente, a fim de expressar ou articular o significado correto das palavras, e pode ser monitorado por linguísticos ao estudar o significado palavras.
Semântico e morfológico: Morfologia é a disciplina linguística que estuda a forma e componentes internos das combinações de palavras. Estudos sobre a morfologia se dão através de monemas e estes são divididos em lexemas e morfemas. Os lexemas fornecem o significado lexical da palavra, ou seja, a raiz de substantivos, verbos, adjetivos e advérbios, por exemplo, padeiro, o lexema é pão, o azul lexema é azul. Por seu lado, os morfemas fornecem o significado gramatical, como determinantes artigos, preposições, conjunções, inflexões ou afixos.
Sinônimos de semântica
São sinônimos de semântica as seguintes palavras; semiologia
Antônimos de semântica
São antônimos de semântica as seguintes palavras:
Exemplos de usos e frases
Com a grande utilização da semântica na área da linguística os profissionais sempre apresentam trabalhos sobre este assunto.
Com os temas de semânticas na área do mestrado, muitos foram as curiosidades desta ciência exata.
A ciência empírica é uma designação da ciência da semântica, sendo assim, é muito utilizado na linguística.