A palavra símbolos da páscoa possui uma classificação gramatical sendo um substantivo feminino. Referida palavra possui 16 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: i o a já as consoantes são: s b l p c. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: aocsáp ad solobmis. Além disso, referida palavra faz designação de aquilo que caracteriza a páscoa.

Significado de símbolos da páscoa

A páscoa celebra a morte e ressurreição de Cristo e alguns símbolos, portanto, fazem parte dessa memorável data. Tais como:

Água: Origem da vida e da fertilidade. O batismo nas águas coloca o que está sendo batizado no fluxo dos salvos por Jesus. Há um domingo de Quaresma sobre o tema da água: o terceiro domingo da passagem que fala sobre o homem Samaritano.

O fogo – a luz: A luz é um tema forte na liturgia batismal. Na Quaresma há um domingo dedicado a luz. A Luz refere-se à fé. A fé é a luz pela qual o crente entra no mistério de Deus. Para a Páscoa, o fogo e a luz estão concentrados no círio pascal, que abre o cortejo no meio da noite, do lado de fora do templo, das trevas à luz, de fora da igreja para a Igreja.

O ovo: É costume dar de comer e ovos no dia da Páscoa. Ovos de Páscoa. O ovo da páscoa é um sinal de que do lado de fora parece de pedra, como o túmulo, mas por dentro está vivo. Além de sua forma redonda indica perfeição. Consequentemente servem para representar a Cristo ressuscitado, a fonte da vida.

A Rosa: Rosas vermelhas, de acordo com uma antiga lenda, indicam as chagas de Cristo. Sua cor vermelha indica sangue que escorria das feridas de Cristo e tingidas de vermelho.

. A oliveira: O ramo de oliveira é um sinal de regeneração, paz e prosperidade (Gn 8,8-12). Na procissão do Domingo de Ramos, a azeitona substitui as palmas. Uma lenda medieval diz que Eva estava no túmulo de Adão quando pegou uma azeitona que recebeu do Arcanjo Miguel como um sinal de perdão por culpa. Naquela árvore veio o ramo de oliveira que a pomba trouxe a Noé enquanto a arca ainda estava no dilúvio.

Grão do trigo: (Jo 12,24-25) diz. Jesus, com sua morte, é considerado como o grão de trigo brotando da Vida.

Pomba: A pomba é a imagem de Cristo que traz paz e salvação.

A andorinha: A andorinha anuncia a primavera. Ela é a mensageira da ressurreição de Cristo. Uma lenda armênia diz que às sexta-feiras à tarde em Judéia e na Galiléia os discípulos se reuniam ao redor do túmulo de Cristo e de madrugada de Páscoa sopravam todos anunciando a ressurreição.  E nessas aldeias estavam repletas de andorinhas “piedosas” ligando à Paixão de Jesus e, portanto, um respeito reverencial a elas.

 O cordeiro: Ele é um dos sinais mais comuns na Páscoa. Na arte e poesia, o cordeiro representa Jesus que dá a vida e se entrega à morte. A referência bíblica vem de Isaías 53, a Canção do Servo.

Sinônimos de símbolos da páscoa

São sinônimos de símbolos da páscoa as seguintes palavras: ceia dos discípulos.

Antônimos de símbolos da páscoa

São antônimos de símbolos da páscoa as seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

Um dos símbolos da páscoa é o ovo de páscoa e pode ser encontrado em qualquer comercio de Brasil.

Os símbolos da páscoa são característicos e muito esperados pelas crianças e adolescentes.

A morte de Jesus é um símbolos da páscoa e pode ser observado em toda  igreja nesta data.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *