A palavra tutela possui uma classificação gramatical sendo um substantivo feminino. Referida palavra possui 06 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a e u, já as consoantes são: t l. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: aletut. Além disso, dita palavra refere-se à responsabilidade legal que alguém assume com o intuito de administrar os bens, representar legalmente, de uma pessoa que não atingiu a maioridade, que foi interditada ou foi considerada desaparecida.

Significado de tutela

A palavra tutela é proveniente etimologicamente do latim tutela.ae, é considerada o direito ou também  a responsabilidade de uma autoridade que recebe como tal a fim de garantir ao indivíduo menor de idade ou aquele que não pode cuidar de si mesmo, como os deficientes, a sua propriedade ou resguardo. Além disso, tal palavra define o ato de dar abrigo, proteção e assistência, e isso é o que acontece quando as crianças são órfãs, ou tem pais não presentes, ou até mesmo não possuem uma família. Tutela também é usado para mencionar acerca de um território que tenha sido confiado a um outro país ou a ONU, diz se que o país está sob a tutela, proteção e cuidado deste.

Por outro lado, a concessão da tutela pode ser concedida a alguém por lei ou por meio de uma vontade, e isso pode ser para gerenciar ativos e cuidados direto de um menor, bem como representar e confirmar que sempre é necessário vigiá-lo, que recebe apoio sob proteção, a defesa, etc. No caso de uma criança, a tutela ou guarda pode ser apresentada por qualquer parente da criança ou adolescente, ou mesmo uma pessoa próxima, uma vez que esteja demonstrado que dita pessoa é adequada e de boa reputação, e não tem qualquer interesse, único, assegurando que a criança ou adolescente seja de fato cuidado.

Não obstante, o órgão executivo que cuida da tutela é o tutor, que tem poderes de representação da criança. O conceito de tutela está nas ações, funções ou deveres de um tutor ou guardião legal. Um indivíduo pode ser incapaz de obter a guarda de outra pessoa. Ademais, a tutela de alguém sobre um indivíduo apenas é feita por ordem judicial, pela recuperação dos direitos dos pais, a morte do indivíduo, adoção no caso sendo menor, ou a maioria deste.

Por outro lado, existem diferentes tipos de tutela tais como: A proteção é legítima que é recebida a partir da lei. Sucessões de tutela surgem pela vontade feita por uma pessoa que tem direito a ela. Tutela dativa, ao contrário das anteriores, é o que é recebido por uma designação do juiz ou do conselho de família, e não por uma lei ou por disposição testamentária. A proteção contra cópia existe para cuidar da propriedade individual e dos deficientes mentais.

Já a curadoria uma espécie de tutela, é a tarefa atribuída, pela justiça, para proteger um adulto, ver, guardar e gerir ou administrar a propriedade de pessoas encontrada incompetente, como física ou mentalmente deficientes, toxico-dependentes, pessoas portadoras de malformações congênitas Pessoas com transtornos mentais, etc. A curatela tem os mesmos objetivos que tutela, mas está relacionado com adultos que são incapazes de cuidar de si.

Sinônimos de tutela

São sinônimos de tutela as seguintes palavras: guarda, proteção, tutoria.

Antônimos de tutela

São antônimos de tutela as seguintes palavras: Desprotegida, desleixo

Exemplos de usos e frases

Tive uma caso em meu escritório onde o menor teve sua tutela indeferida.

Uma vez pedi uma tutela antecipada ao juiz, porém ele indeferiu dizendo que não era cabível.

Ninguém vive somente sob tutela. È necessário viver em liberdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *