A palavra usufruto possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 08 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: u o já as consoantes são: s f t. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: oturfusu. Além disso, referida palavra faz designação de posse ou ação de usufruir desse bem, garantida por esse direito.

Significado de usufruto

A palavra usufruto é considerada como o tempo para desfrutar de bens imóveis e de outros com a obrigação de mantê-lo por um tempo certo, ou seja, o usufruto também são utilitários, pois designam os lucros obtidos em troca de alguma coisa. O usufrutuário seria a pessoa que tem o direito de usufruto sobre bens adequados ou inadequados. Este direito pode cair sobre uma pessoa (simples) ou vários (múltiplos). O gozo nem sempre afeta um ativo em sua totalidade, pois pode haver um usufruto parcial (por exemplo, o piso térreo de uma casa, mas não o primeiro andar). O usufruto pode ser legal (quando assim for exigido por lei) ou voluntário. Esta palavra etimologicamente é proveniente do termo em latim usufructus. Algumas palavras de significado semelhante são: uso, utilização e exploração.

No mesmo sentido, a propriedade de vida tem direito ao uso de um ativo pelo beneficiário efetivo até sua morte. O usufruto, no entanto, é sempre dado em vida de outra forma não expressa na documentação. O direito de uso e o direito à habitação são também direitos comumente reconhecidos no Código Civil. Ao contrário do usufruto, estes direitos não permitem ‘descer’ os benefícios de uma propriedade real ou pessoal. Portanto, em caso de usufruto poderia, por exemplo, alugar uma casa, deixando que uma pessoa tenha o direito de utilizar ou não o quarto. Já no campo dos bens imobiliários, o direito de utilização de bens imóveis significa que se tem o direito de gozar de boa situação tendo uma posição fixa e por sua natureza não pode ser deslocada. Muitas vezes eles se referem a casas, terrenos, quintas, apartamentos e instalações.

Por outro, dentro do campo jurídico, o usufruto no Código Civil, possui as características legais que o usufruto possui geralmente definido no Código Civil de cada país. Por exemplo, no México, o Código Civil Federal declarou no Título V o chamado de ‘o usufruto, uso e sala de’ condições esse direito. Exemplo usufruto: Um exemplo de usufruto pode ser o caso de uma casa com um jardim na propriedade pertencente a uma pessoa. Essa pessoa pode estabelecer um interesse benéfico (neste caso, o usufruto voluntário) a um dos seus filhos. A criança é benéfico proprietário deste imóvel, para que ele possa usar e gozar da casa e do jardim sempre deverá mantê-lo em boas condições. A menos que seja estipulado o contrário, a criança pode alugar o imóvel e se beneficiar do bem que é usufrutuário, por exemplo, consumir produtos da horta.

Usufruto e servidão: Em termos legais, usufruto e servidão não são equivalentes. Uma diferença é que o usufruto é de pleno gozo enquanto que a servidão é concedida a um número limitado de bens. A duração do usufruto é temporária e a servidão é por tempo indeterminado. Além disso, a servidão ocorre apenas em âmbito imobiliário, enquanto que, a este respeito, o gozo é mais amplo. Da mesma forma, a causa ou efeito, nos dois casos são diferentes.

Sinônimos de usufruto

São sinônimos de usufruto as seguintes palavra; gozar, desfrute

Antônimos de usufruto

São antônimos de usufruto as seguintes palavras: não gozar, não desfrutar

Exemplos de usos e frases

Os bens de meu pai ficaram para usufruto de minha mãe, mas depois de seu novo casamento será ratificado em duas partes iguais.

O carro que tinha ficado de usufruto para minha irmã foi roubado, mas acionamos o seguro e agora está tudo bem.

O usufruto pode ser um imóvel ou carro que é deixado por um esposo a sua esposa e com seus filhos.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *