A palavra vampiro possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 07 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a i o já as consoantes são: v m p r. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: oripmav. Além disso, referida palavra faz designação de um vários morcegos.
Significado de vampiro
Um vampiro é, de acordo com o folclore de vários países, uma criatura que se alimenta na essência da vida de outros seres vivos (geralmente sob a forma do sangue), a fim de permanecer-se ativo. Em algumas culturas orientais indianas e americanas, o vampiro é uma divindade demoníaca ou um deus sinistro menor do panteão em suas mitologias. Já na cultura europeia e ocidental, bem como na cultura global contemporânea, o protótipo do vampiro mais popular é o eslavo, que de um ser humano após a morte torna-se um cadáver ativo ou reviniente sanguessugas predador. É provável que o mito do vampiro no folclore de muitas culturas desde tempos imemoriais, originalmente vem da necessidade de personificar a “sombra”, um dos arquétipos primários no inconsciente coletivo, de acordo com conceitos de Carl Gustav Jung, representando os instintos reprimidos de impulsos humanos mais primitivos. Essa seria a personificação do mal como uma entidade e uma representação do lado selvagem do homem ou o seu atavismo bestial, latente em seu sistema límbico e em permanente conflito com as normas sociais e religiosas.
Mas o mito, como é conhecido hoje, além do medo de instintos acima mencionados também é uma combinação complexa de medos e crenças humanas que incluem a atribuição ao sangue de uma fonte de energia ou veículo da alma, o medo à predação e doença ou morte tão palpável quanto a sua expressão é o corpo e a fascinação amedrontada com a imortalidade e auto-survival. Alguns estudiosos sugerem que o mito do vampiro, especialmente, que se tornou popular na Europa desde o século XVII, é devido em parte à necessidade de explicar, em uma atmosfera de pânico coletivo, as epidemias causadas por doença real que devastou a Europa antes que a ciência explicara racionalmente o alcançado.
Já sua etimologia”Vampire” é uma palavra que começou a ser utilizada na Europa no século XVIII e foi incluída pela primeira vez no dicionário da Real Academia Espanhola da 9ª edição de 1.843,5 e se originou o termo “vampiro” de Inglês e Francês, vindo da palavra vampiro em línguas eslavas e alemãs, derivado wampir polonês e este, por sua vez oper Slavic do arcaico, que são as raízes indoeuropeias paralelas no turco e persa. Isso significa tanto “estar voando”, “beber ou chupar” e “lobo”. Além disso, também se refere a algum tipo de morcego sanguessuga.
De acordo com o Dicionário Oxford de Inglês a primeira aparição da palavra vampiro (em Inglês “vampiro”) foi em 1734, em um livro de viagens intitulado “Viagens de três cavalheiros Ingleses” (Travel três cavalheiros ingleses), mais tarde publicada no ” miscelânea Harleian “em julho de 1745,6
Sinônimos de vampiro
São sinônimos de vampiro as seguintes palavras;
Antônimos de vampiro
São antônimos de vampiro as seguintes palavras:
Exemplos de uso e Frases
Com a noite dos vampiros muitos alunos do terceiro colegial saíram para conhecer como são as fantasias.
Os vampiros são sanguessugas que buscam o sangue como uma forma de alimento.
Muitos filmes tem como roteiro os vampiros, fazendo com que muitas pessoas tenha medo destes terríveis hematófagos.