A palavra xantina possui uma classificação gramatical sendo um substantivo feminino. Referida palavra possui 07 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a i, já as consoantes são: x n t. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: anitnax. Além disso, dita palavra refere-se a uma substância nitrogenada cristalina cuja existência se dá na maioria dos tecidos e também dos fluidos orgânicos e de algumas plantas.
Significado de xantina
A xantina é considerada como uma substância nitrogenada cristalina cuja existência se dá na maioria dos tecidos e também dos fluidos orgânicos e de algumas plantas (chá ou café). A teofilina, a cafeína e teobromina relaxam o músculo liso, que são nomeadamente bronquial, estimulando o sistema nervoso central e o músculo cardíaco, e também atuam como diuréticos.
O mecanismo proposto deste efeitos são provenientes dos farmacológicos fisiológicos presentes nas xantinas, que são eles:
- Inibição das fosfodiesterases.
- Os efeitos diretos sobre a concentração de cálcio intracelular.
- A ação indireta das figuras cálcio em hiperpolarização da membrana celular.
- A dissociação do cálcio intracelular aumenta os elementos contráteis do músculo.
- O antagonismo dos receptores de adenosina.
Uma quantidade significativa de dados sugerem que o antagonismo do receptor de adenosina é o principal fator que é responsável por quase todos os efeitos farmacológicos das metilxantinas nas doses terapêuticas utilizadas nas bebidas consumidas ou que contem nestas.
Os efeitos das xantinas são: Músculos lisos: capacidade de relaxar os brônquios, especialmente se este último tem sido limitado por um espamódico experimental ou clinicamente encontrado na asma. Neste sentido a teofilina é a mais eficaz das xantinas.
Dentro do Sistema Nervoso Central, a teofilina e a cafeína são potentes estimulantes do SNC, enquanto que a teobromina é virtualmente inativa. Existe uma crença de que a cafeína é as metilxantinas mais poderosas, no entanto, a teofilina provoca estimulação do SNC mais profundamente e talvez mais perigosamente do que a cafeína.
Já no Sistema cardiovascular, particularmente a cafeína e a teofilina temefeitos significativos sobre o sistema circulatório. As ações de metilxantinas no sistema circulatório são complexas e às vezes antagônicas, e os efeitos dependem em grande parte das tabelas vigentes à época da administração, a dose e o histórico de exposição a estas substâncias.
No músculo estriado, a cafeína aumenta a capacidade de executar o trabalho muscular em seres humanos. A ingestão de 6 mg de cafeína por kg de peso corporal melhora os esquiadores atléticas cross-country de desempenho, particularmente em grandes altitudes.
Como ações diuréticas, as metilxantinas, especialmente a teofilina, aumentam a produção de urina, e aumenam padrões de excreção de água e eletrólitos que são muito semelhantes às observadas em tiazidas.
Há casos frequentes de intoxicação letal de cafeína. Aparentemente, a dose letal a curto prazo da metilxantina em adultos é de 5 a 10 g de reações indesejáveis, mas pode ser observada após a ingestão da dose de 15 mg / kg, ocorrendo principalmente no sistema nervoso central e do sistema circulatório.
Sinônimos de xantina
São sinônimos de xantina as seguintes palavras: planta, medicamento
Antônimos de xantina
São antônimos de xantina as seguintes palavras: atual
Exemplos de usos e frases
As ações da xantina no sistema circulatório são complexas e às vezes também são antagônicas.
A xantina, especialmente a teofilina, aumenta a produção de urina, e aumenta também os padrões de excreção de água.
A xantina é considerada como uma substância nitrogenada cristalina cuja existência se dá na maioria dos tecidos.