A palavra iemanjá é uma palavra que possui sua classificação gramatical como sendo um substantivo feminino. Tem sua etimologia que vem do yoruba e apresenta-se da seguinte forma: Yèyé omo ejá. É caracterizado como sendo um orixá feminino e símbolo de divindade africana das religiões Candomblé e Umbanda. Quando se separa a silaba das seguintes palavras fica da seguinte maneira: i-e-man-ja. A palavra quando no plural fica da seguinte forma: iemanjas. Possuindo sete letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: “ i, e, a,” as consoantes são: “ m, n, j,”. Referida palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário: ajnamei.

Significado de iemanjá

A palavra Iemanjá é uma palavra que vem de divindades e tem grande importância na cultura da Bahia, haja vista que é uma um orixá e é conhecido por pessoas de vários países. Iemanjá, também conhecida como Yemanya é uma fêmea orixá do panteão originais Yoruba da Nigéria mas teve que ir para os Estados Unidos no período do tráfico de escravos com o resto de suas religiões e costumes.

Em meados do mês de fevereiro, a comemoração acontece em todos os países da América do Sul do Atlântico. Esta data é comemorada por pessoas que adoram os orixás como africanismo, Candomblé e Umbanda. Pode se dizer que inclui os quimbanda que saem para o mar com os barcos que transportam ofertas, também chamados de Ferramentas.

            Uma das ênfases que os historiadores dão é que os escravos africanos, foram forçados a se converter ao catolicismo, eles seguiram as práticas de sincretismo para Iemanjá com a Virgem Maria sob o título de Stella Maris, que é tido como o santo padroeiro de todos os marinheiros e de todos os pescadores. O sincretismo ocorreu no Brasil e Cuba e traz consigo outro sincretismo, os europeus pensavam que os escravos africanos tinham se tornado, mas não sabiam que seus escravos continuaram a adorar Iemanjá, orixá que prevalece nos mares e tudo o que neles , protetor da casa e da família, barcos e pescadores e proprietário dos frutos do mar.

Com o sincretismo muitas imagens foram alteradas e de Iemanjá nunca terminou de alterá-lo em tudo, porque até mesmo imagens sincretismo tradicionais ou leves são mantidas.

Os fãs de qualquer espécie de orixá têm penas brancas tingidas azul, pentes, coroas que é o símbolo de que Iemanjá é a dona do mar, âncoras, remos, leme, estrelas do mar, conchas, búzios que é conchas de búzios e é dedicados aos orixás e todos os objetos próprios do mar.

Sinônimos de o iemanjá

São sinônimos de iemanja as seguintes palavras: Candomblé e Umbanda.

Antônimo de iemanjá

São antônimos de iemanja as seguintes palavras:

Exemplos de usos e frase

Como ir à Bahia e não conhecer aquelas lindas praias que além de ser lindas, também são tão importantes na parte histórica do país. Podemos dizer que entres a cultura estão o Candomblé, Umbanda e Iemanjá que são divindades trazidas pelos africanos.

A iemanjá é uma divindade muito forte na região nordeste do país e é seguida por pessoas que conhecem o Candomblé e Umbanda. Como é comum na Bahia, muitos turistas fazem questão de conhecer estas divindades.

Tivemos uma boa aula de história sobre o tratado de Tordesilhas e para nível de conhecimentos falamos a respeito dos africanos que foram responsáveis em trazer as seguintes divindades Candomblé e Umbanda iemanjá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *