A palavra macabro possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 06 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a, o, já as consoantes são: m c b r. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: orbacam. Além disso, dita palavra pode relacionada a tudo aquilo que causa medo, sinistro, que dá repulsa.

Significado de macabro

A palavra macabro é sinônimo de escuro e sombrio, fúnebre, terrível, desagradável, miserável. A palavra é um adjetivo para descrever o estado de uma situação, coisa, pessoa ou lamentos, por exemplo: ” O aparecimento deste rapaz no meio do pasto é algo macabro”, “é uma situação tenebrosa”. Dita expressão é origem latina na palavra lúgubre “lugubris” que significa “sombrio, fúnebre” é um adjetivo formado a partir da “lugere” root expressando “pesar”.

Por outro lado, a ciência do desânimo foi a designação dada pelo historiador, crítico social e ensaísta britânico Thomas Carlyl para o referido termo no âmbito da economia. Esta expressão foi utilizada em resposta à teoria demográfica, econômica e sociopolítica de Thomas Malthus, onde indicou que o crescimento da população consistia de uma progressão geométrica, no entanto, o aumento dos recursos para a sobrevivência do que é uma progressão aritmética e em virtude disto, a fome e a miséria eram universais, inevitáveis porque, para Malthus “O poder da população é indefinidamente maior do que o poder da terra para assegurar a sobrevivência do homem,” e é por isso que deve-se existência de meios repressivos como a guerra, a peste, entre outros, para reduzir o crescimento da população, a fim de não atingir as consequências acima, ou seja, são acontecimentos tidos como macabros.

Por outro, especificamente, este termo tem haver com a palavra fúnebre, funebris sua forma em latim, que tem muito a ver com o mundo dos mortos. Assim, é preciso ressaltar que o principal significado do conceito é que etimologicamente é classificado como um adjetivo referindo-se a tudo o que pertence ou está relacionado com o falecido. Neste sentido, um exemplo é a seguinte frase: “No sábado passado teve lugar o funeral do falecido escritor famoso ocorreu, era um lugar macabro”

A este respeito, deve sublinhar-se que uma série de compostos que levam a conceitos de funeral, tais como o caso do carro fúnebre, com o qual se tenta definir que o carro que é usado rotineiramente para carregar o caixão de uma pessoa morta desde a igreja até o cemitério onde ele será enterrado para muitos é uma situação macabra, onde ninguém quer passar por esse momento.

Ademais, também dentro deste âmbito de tristeza pode-se encontrar a fúnebre, que é a oferenda floral construída em honra do falecido. No entanto, em relação à mesma linha pode-se determinar que exista um segundo significado da palavra em questão. Neste caso, ela funciona como adjetivo ou sinônimo de triste, infeliz e miserável. Por exemplo, poderíamos dizer: “Eu tinha um rosto macabro quando estava vivendo um mau momento no meu trabalho”

Sinônimos de macabro

São sinônimos de macabro as seguintes palavras: triste, fúnebre

Antônimos de macabro

São antônimos de macabro as seguintes palavras: alegria, vida

Exemplos de usos e frases

Eu nunca saio á noite em Buenos Aires. Há uns lugares que são macabros aqui.

Algumas meninas têm o habito de saírem pela noite sozinhas e não sabem que macabro é passar pelo parque pela noite.

Ninguém gosta de coisas assustadoras e muito menos macabras, a não ser que seja a cultura do país

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *