A palavra subjetivo possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 09 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: u e o i já as consoantes são: s b j t v. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: ovitejbus. Além disso, referida palavra faz designação de algo que separa daquilo que é concerto.

Significado de subjetivo

A palavra subjetivo é um adjetivo que identifica algo tão típico da forma de pensar ou de sentir de uma pessoa. Assim, não se refere diretamente ao objeto em si, uma vez que é baseado na percepção sensorial e na avaliação e interpretação de que uma pessoa pode lhe dar. Existem, porém diferenças entre o subjetivo e o objetivo. Ao contrário de “objetivo”, a palavra “subjetivo” depende da percepção, raciocínio e linguagem de uma pessoa.

Quando se fala de algo que é referido como subjetivo de um parecer que não pode ser aplicada universalmente, já que depende de uma avaliação e se baseia em uma visão. A maneira como a pessoa percebe a realidade depende de fatores individuais que não são iguais às outras pessoas. Para as pessoas diferentes a mesma realidade pode ser considerada em maneiras diferentes.

Por exemplo, uma montanha particular pode ser “muito grande” ou “muito pequena” para pessoas diferentes. Tais percepções podem ser condicionadas por vários fatores, como experiência (se uma pessoa tem visto muitas montanhas em sua vida ou não) e até mesmo o ponto de vista físico de cada um. No entanto, de forma objetiva uma montanha poderia ser medida com instrumentos científicos e indiscutivelmente a montanha, objetivamente não é grande demais ou pequena demais, mas as medidas de “X” metros. Às vezes, a palavra “subjetivo” de uma forma negativa é usada para substituir um comentário. Por exemplo: “O que você diz é muito subjetivo.” Neste caso, refere-se a algo que é relativo e não responde a uma realidade objetiva.

 Já no âmbito do direito, há que se mencionar em relação ao direito subjetivo. Na lei, o direito individual é o poder ou autoridade legal para um indivíduo para fazer valer os seus direitos, limitar os outros, possuir ou exigir algo sob o Estado de Direito. Por exemplo, em um país onde existe uma lei que permita votar a partir de 16 anos de idade, uma pessoa daquela idade poderia exercer esse direito legal, como ele é protegido pela lei em vigor. Já na filosofia, dito termo é conhecido como o conhecimento subjetivo, ou seja, é um tipo de realidade a de conhecer diretamente baseadas não só na percepção, mas também em classificações que dependem de cada pessoa.

Tradicionalmente se opõe a um conhecimento que pode ser medido ou avaliado sistematicamente com o conhecimento científico para que ele não seja considerado de outra forma. Ele é baseado no assim, pode-se dizer categoricamente como a uma tabela de dois lápis, mas é discutível se as canetas são finaa ou grossas.

Finalmente, há o que chama-se de predicado subjetivo. Na gramática dita expressão é usada como um suplemento que fornece uma propriedade ou assunto que remete ao verbo. Por exemplo, na frase “O filme é chato”, a palavra “chato” refere-se ao assunto (“filme”) concordando em gênero e número e também se refere ao verbo, modificar (“ser”). Subjetivos são os verbos de ligação do predicativo que é obrigatório como no exemplo anterior. Predicado subjetivo não é obrigatório em todos os termos que estão ligando os verbos. Por exemplo: “O menino ficou triste.”

Sinônimos de subjetivo

São sinônimos de subjetivo as seguintes palavra; individual, particular

Antônimos de subjetivo

São antônimos de subjetivo as seguintes palavras: real, prático

Exemplos de usos e frases

Os direitos de escolhas de uma pessoa são subjetivos e podem eleger ou tirar um candidato na política nacional.

Muitos dias ficaram pensando de como é difícil estar longe de seus filhos, sei que a decisão de estar lá é subjetiva, mas eles tiveram seus motivos.

Ele pediu que ajudássemos, mas deixou claro que a ajuda seria subjetiva para todos os candidatos.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *