A palavra fenomenologia possui uma classificação gramatical como sendo substantivo feminino. Ademais, referida palavra possui 13 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e, o, i, a. Já as consoantes são: f, n, m, l, g. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: aigolonemonef. Além disso, dita palavra é classificada como termo utilizado para referir se a determinados fenômenos que se manifestam no tempo e no espaço.

Significado de fenomenologia

O conceito da fenomenologia surge em instâncias no campo da filosofia que se destaca como a teoria filosófica que lida com fenômenos que estudam e tudo o que acontece. Por outro lado, designando fenômeno que se manifesta no nível consciente de um indivíduo, como um resultado da sua atividade perceptiva. Então, tudo o que vem de uma experiência sensorial pode catalogá-lo dentro do universo dos fenômenos. E o fenômeno inversamente tudo o que não pode ser percebido em outras demandas de nossa razão pode ser compreendido. Assim, cada problema ou questão filosófica que nos diz respeito, de acordo com a fenomenologia, deve estar ligada ou entendida apenas através da experiência e intuição. De acordo com a fenomenologia que acontece no nível de experiência estará mais próxima do real, a partir do original. A experiência vivida e jogada é a que mais irá ajustar-se o conhecimento das coisas.

Existem várias correntes dentro fenomenologia como a fenomenologia transcendental criada pelo filósofo Edmund Husserl que é a mais reconhecida e que é normalmente associada a um conceito. Husserl invadiu o século passado com a nova proposta que a filosofia deve ser vedada com uma base de qualquer ciência natural em uma ordem clara para exercer uma renovação no campo.

E então ele propôs a desenvolver um método e um programa quando da pesquisa. O método proposto por Husserl foi denominado como eidetic, que consiste em submeter a vários objetos em comparação como assustar a essência e partilha. Husserl argumentou que o que acontece em nossa consciência é intencional e são referidos a vários objetos, coisas que são resultado proposital dessas experiências. Foi observada que a fenomenologia de Husserl tem grandemente influenciado correntes filosóficas subsequentes outra grande como é o caso do existencialismo.

O termo fenomenologia pode referir:

Nas ciências: fenomenologia, o corpo de conhecimento que une diferentes observações empíricas de fenômenos, de acordo com a teoria fundamental, mas que não é derivado diretamente do mesmo;

Já na física, as partículas, a parte teórica desta área da física lida com a aplicação de teóricos experimentos de física físicos de partículas de alta energia; Na filosofia: Na filosofia em geral, fenomenologia, um movimento filosófico com uma ampla unidade discutível além do histórico; a fenomenologia transcendental, um projeto filosófica fundada por Edmund Husserl, que compreende um método e um programa de investigação;

Fenomenologia da Percepção, uma obra do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty.

Sinônimos de fenomenologia

São sinônimos de fenomenologia seguintes palavras: estudo, descrição.

Antônimos de fenomenologia

São antônimos de fenomenologia seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

O termo fenomenologia vem do grego phainesthai e significa “aquilo que se apresenta” e logos é um sufixo que quer dizer “estudo”, ou seja, na área das ciências da saúde este tema é extremamente estudado e desenvolvida várias pesquisas sobre este.

A fenomenologia é utilizada dentro da psicologia com o intuito de entender a vivencia dos pacientes, principalmente aqueles que possuem algum trauma do passado e ainda não conseguem se desvencilhar dele.

Todos fenômenos do mundo devem ser pensados a partir das percepções mentais dos seres humanos, assim era a fenomenologia do filósofo Hussert.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *