A palavra onipresente possui uma classificação gramatical sendo um adjetivo de dois gêneros. Referida palavra possui 11 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: o i e já as consoantes são: n p r s t. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: etneserpino. Além disso, referida palavra faz designação daquilo que é possível estar em todos os lugares.
Significado de onipresente
A palavra onipresente é considerada por alguns significados. Antes de determinar o significado do termo onipresente, é interessante que se passe a deixar claro sua etimologia. Neste sentido, pode-se dizer que é proveniente do latim, pois é formado a partir da soma de vários elementos dessa linguagem:
- O prefixo “oni”, que significa “tudo”.
- “Pre”, que é usado para indicar “antes”.
- O verbo “prese” que se traduz como “ser”.
- O sufixo “-ente”, indicando o particípio presente.
Além disso, dito termo permite ser usado também como um adjetivo qualificativo que pode ter presença simultânea em todos os lugares. A onipresença, onipotência e onisciência são poderes atribuídos apenas a uma divindade. Isto significa que só Deus pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, além de ter poder ilimitado (ele é onipotente) e sabe tudo (onisciente). As religiões monoteístas foram responsáveis por manter com que Deus tivesse poderes, também entendidos como perfeições.
No mesmo sentido, como é o caso que ocorre com o resto da capacidade mencionada, o termo onipresente tem sido objeto de muita discussão ao longo da história. O paradoxo mais comum afirma que se Deus está em toda parte e tem poder infinito, não deve permitir que o mal exista ou que as pessoas sofram, caso contrário, não haveria bondade absoluta ligado a ele. E se Deus não está qualificado para estar em todos os lugares ao mesmo tempo ou para reverter essas situações não seria onipresente e onipotente. Esta questão é uma das justificativas para religiões que não reconhecem a existência de Deus como uma entidade que criou o mundo e não dão a ele um papel ativo (que fazem as crenças teístas).
Finalmente, quando a noção é tomada em sentido estrito e literal, o termo onipresente é usado para descrever pessoas que tentam estar em todos os lugares que solicitam sua presença. Por exemplo: “Eu sou um pai onipresente, que nunca perde reuniões escolares”, “O Presidente voltou a ser onipresente, participando de cinco eventos durante ontem à tarde”. Baseado no sentido, pode-se dizer que o adjetivo ubíqua é amplamente utilizado no domínio do esporte, em especial o futebol. Por exemplo, é comum que seja usado para definir um bom goleiro, que está sempre atento a qualquer movimento que faz todas as paradas, até mesmo aquelas que parecem impossíveis. Já no campo da literatura, também depende da utilização do adjetivo em questão. Especificamente, neste setor fala-se do narrador onipresente, que é o único que sabe tudo sobre todos os personagens e situações. Ela está presente na terceira pessoa. Também não se pode ignorar a existência de um meio digital com o nome de “Onipresente Journal”. É uma publicação na Internet, através do qual qualquer usuário pode ser informado do que está acontecendo no mundo em áreas como esportes, música, comida, ambiente, literatura e cinema.
Sinônimos de onipresente
São sinônimos de onipresente as seguintes palavras; ubíquo
Antônimos de onipresente
São antônimos de onipresente as seguintes palavras: limitado
Exemplos de usos e frases
Descobri que servir a Deus é enfrentar os problemas com outra visão por ele ser onipresente e estar comigo em todos os lugares.
Ele quer ser onipresente, mas não se conta que não consegue estar em dois lugares ao mesmo tempo.
Com a globalização hoje é capaz de ser onipresente no mundo virtual, ou seja conhecer ou estar em vários lugares.