A palavra boinas possui uma classificação gramatical sendo um substantivo feminino. Referida palavra possui 06 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: i a o já as consoantes são: b n s. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: saniob. Além disso, referida palavra faz designação de um tipo de boné.

Significado de boinas

A boina é uma peça usada para cobrir a parte superior da cabeça. O seu tamanho é pequeno, cobrindo apenas o couro cabeludo, deixando pouco espaço, não mais do que dois centímetros, entre a sua superfície interior e o couro cabeludo. Além disso, ela não cobre as orelhas e o pescoço. No País Basco e Navarra é usada como distinção de campeão em competições e eventos esportivos e culturais, que recebe o nome de txapeldun (derivado de txapela, “boina” e -dun, “o possuidor de alguma coisa”). Parece historicamente documentados ambos miniaturas da Idade e figuras que adornam edifícios góticos da Europa Média, porque  possuem tamanho de até duas vezes o diâmetro da cabeça que o sustém. Pietro Perugino, por exemplo, utilizava uma boina na pintura Francesco. Rembrandt gostava muito de usar esta peça de vestuário, com numerosos autorretratos, especialmente em suas gravuras drypoint, que aparecem com uma grande boina.

            Por outro lado, com a utilização generalizada na Holanda, alguns historiadores têm de saber, embora nunca se disse que esta peça de vestuário poderia vir a Espanha para a união da casa de Castela e Aragão com o austríaco, também era utilizada como uniforme militar que foi adotado pelos exércitos imperiais, conhecidos como Parlota embora mesmo depois de se usar o cinto ou usar uma viseira em torno de tudo o que desapareceria após a inversão, mesmo assim o uso destas.

No entanto, é durante a Revolução Francesa, quando, exatamente como atinge o Marseillaise de Paris, também é proveniente  da boina desde os vales dos Pirinéus Basco-Francês do norte, onde a sua utilização tinha parado desde tempos imemoriais. O comércio entre os dois lados dos Pirineus se torna ativo após o Tratado de Valença e assim acontece também o uso da boina basca, que havia sido comprado na França, porque até meados do século XIX não era conhecida a existência de fábricas de Boinas no País Basco. Embora o uso da boina foi conhecida desde o século XIX entre os exércitos franceses, espanhóis, italiano e durante as Guerras Carlistas, a sua utilização sempre foi contínua na Guarda Suíça do Vaticano desde que foi introduzida em tempos dos Reis Católicos. Mas foi no século XX, com a Guerra Civil Espanhola, em que a sua presença entre os soldados mal equipados se uniformizou, mas geralmente carregam seu próprio indumentário como um cidadão que sempre leva consigo sua boina, que chegaria ao redor do mundo através de histórias de imagens gráficas de sua utilização na prática e na excelência militar renovando seu prestígio militar, especialmente para os novos estilos mais dinâmicos.. Durante a Segunda Guerra Mundial, a primeiro boina do exército alemão era usada com frequência.

Sinônimos de boinas

São sinônimos de boinas as seguintes palavras; boné, quepe

Antônimos de boinas

São antônimos de boinas as seguintes palavras: chapéu

Exemplos de usos e frases

Ele tem uma boina e todos os dias faz questão de colocá-la para ir ao parque caminhar.

Um dia depois comprar boinas no mercadão em São Paulo ela conseguiu vender todos em sua loja.

As boinas foram compradas para a equipe de bale do colégio e cremos que será a conta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *