A palavra abstinência é uma palavra que possui sua classificação gramatical como sendo um substantivo feminino e por ter uma etimologia do latim, se apresenta da seguinte forma: abstinentia.ae. É caracterizado como sendo uma ação de abster-se, deixar de fazer alguma coisa em que há privação. Particularidade ou estado de quem se abstém e pode ser uma ação de privar-se de determinados alimentos e/ou bebidas por respeito a alguns preceitos religiosos que é o chamado, jejum. Quando se separa a silaba das seguintes palavras fica da seguinte maneira: abs-ti-nên-cia A palavra quando escrita no plural, fica da seguinte forma: abstinências. Possuindo onze letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: “a, i, e” as consoantes são: “b, s, t, n, c”. Referida palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário: aicnênitsba.

Significado de abstinência

O termo abstinência é um termo muito discutido no âmbito da saúde como sendo uma pessoa depende de uma droga para manter suas atividades diárias em ordem. Ademais podemos dizer que a abstinência é uma doença física e emocional, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) que leva ao individuo a se tornar dependente de tal substância. Pode-se dizer que no sentido tradicional abstinência é uma dependência de uma substância ou necessidade, atividade ou distúrbios que é relacionado a causas em circuitos de recompensa. Em seu sentido etimológico, “abstinência” vem do latim, e  nota se apresenta da seguinte forma: abstinentia.ae.

A abstinência é caracterizada por desejos que consomem os pensamentos e comportamentos de uma pessoa viciada e que agem sobre as atividades destinadas a obter a sensação ou o efeito desejado de exercer a atividade pretendida como um comportamentos de dependência. Ao contrário dos hábitos simples e influências consumistas, a abstinência pode ser dependências que trazem sérias consequências para o viciado. Estas consequências afetar negativamente a vida pessoal e social do indivíduo e sua saúde física e mental, e ademais limitar a capacidade de funcionamento físico de forma eficaz.

 A abstinência é aceita como um vício em que o indivíduo é incapaz de controlar, poderá levá-los a certos comportamentos que são considerados como compulsivos e, portanto, prejudicar a sua vida. Neste mesmo plano, podemos mencionar alguns tipo de abstinências como o alcoolismo, a toxicodependência, o vício em comida comedores compulsivos e tabagismo, levando a um estado psicofisiológico caracterizado pela mudança de comportamento por causa de uma compulsão para consumir a droga é ou substância.

Os indivíduos que fazem tratamentos em centros de apoio psicossocial são indivíduos que possuem características de serem impulsivos e também irresistível para realizar algo que seja irracional oposto da vontade de quem o está executando ou tendo um comportamento normal. É uma condição ou síndrome, que tem sinais e sintomas que dependendo da substância faz com que os indivíduos fiquem em estado de agressividade

Sinônimos de abstinência

São sinônimos de abstinência as seguintes palavras: continência, dieta e jejum.

Antônimo de abstinência

São antônimos de abstinência as seguintes palavras: bebedeira, estroinice e indecência.

Exemplos de usos e frases

Hoje no centro de apoio psicossocial, tivemos uma aula sobre abstinência e com isto agregamos muitos conhecimentos com nossa turma de adictos. Sendo assim, foi passado aos mesmos sobre a importância de seguir com o tratamento.

Como não falar de abstinência quando trabalhamos em uma Unidade de emergências. São inúmeros os casos de pacientes que chegam na unidade em abstinência e para sua segurança necessita ser contido de forma química e mecânica.

A abstinência é algo muito comum em adictos de álcool e drogas, Sendo assim é algo que está no programa de saúde do SUS para dar assistência como: promoção, recuperação e prevenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *