A palavra bom senso possui uma classificação gramatical como sendo substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 8 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: o, e. Já as consoantes são: b, m, s, n. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: osnes mob. Além disso, dita palavra é classificada como termo utilizado para caracterizar a capacidade de tomar decisões sensatas.

Significado de bom senso

A palavra bom senso vem do buenin sensuiun, palavra latina e tem muitas formas variativas de ser usadas.  É, por exemplo, o poder da alma que faz a distinção entre o bem e o mal ou entre o verdadeiro e o falso. O julgamento é, aliás, uma opinião de um ser sobre uma ocasião.

O bom senso consiste em um conceito do objeto, um predicado ou conceito que se aplica ao assunto de cópula, ademais é aquilo que é estável ou de um próprio objeto de julgamento. “O ser humano é excelente” o julgamento é um exemplo de onde “humano” é o tema, “arrogante” é o predicado “é” é a cópula.

Um outro exemplo de bom senso é: “Em minha opinião, você está agindo de forma errada”, por outro lado, mostra como você pode usar a palavra em uma frase.

O bom senso é também o estado de uma boa razão que se opõe à loucura ou delírio: “Parece que o seu pai tinha perdido a cabeça, de qualquer forma, podemos atender suas demandas “, “O presidente é um homem de bom senso, ele não toma decisões de ânimo leve”. O bom senso também está ligado à justiça, pois é uma disputa legal entre as partes que estão sujeitas a um tribunal. O bom senso pressupõe um apoio aos direitos ou interesses que são contrários ao que defendeu pela parte contrária, “farei bom senso a todos os jornalistas que me tem caluniado”, “Meu irmão entrou com uma ação contra a empresa que o demitiu sem justa causa e ele não pagar uma compensação apropriada”,” O juízo foi extenso, mas terminou com a condenação de todos os réus. “

O bom senso pode ser imposições feita sobre outros seres vivos e que em muitas vezes pode estar ferindo sem ser ferido, exigindo não aceitar as exigências. Mas a nossa característica mais proeminente e angustiante não é o dano que fazemos a outras espécies, mas a nós mesmos. Aqui estão alguns exemplos de ensaios em que os réus foram a juízo e depois condenados.

Em Atenas no tempo de Sócrates ainda era comum sofrer as consequências do confronto com os espartanos, o que levou as pessoas a duvidar dos benefícios da democracia. Mas Sócrates insistiu que não havia melhor sistema, e não hesitou em se opor a seu governo para expressar suas ideias. Isso o levou a juízo e foi condenado à morte por envenenamento.

Entretanto pode-se usar a história de Jesus Cristo como exemplo que depois de sua auto-proclamação como o filho de Deus, foi apenas um passo no caminho que o levaria a se tornar uma das maiores controvérsias da história da religião. Seus muitos milagres, suas declarações não o livrou de ser levado a juízo e condenado pelos próprios seres humanos que acompanhavam em seus milagres.

Sinônimos de bom senso

São sinônimos de bom senso as seguintes palavras: juízo, discernimento.

Antônimos de bom senso

São antônimos de bom senso as seguintes palavras: descontrole, desequilíbrio.

Exemplos de usos e frases

Após a análise do trabalho o chefe teve o bom senso em manter as equipes, pois os indicadores mostraram um resultado positivo no trabalho.

Ao elaborar a escala de trabalho o supervisor teve o bom senso de conferir no calendário os feriados.

O professor agiu com bom senso ao elaborar as avaliações dos alunos que apresentavam dificuldades na matéria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *