A palavra capeta possui uma classificação gramatical como um substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 06 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a e, já as consoantes são: c p t. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: atepac. Além disso, dita palavra pode ser considerada como sendo um ser sobrenatural onde se atribui toda a maldade que ocorre no mundo devido à ele. Por outro lado, pode ser considerada como aquela pessoa que é danada, arteira, que faz coisas que as outras pessoas duvidam.

Significado de capeta

O termo capeta, desde o ponto de vista dos cristãos, é um ser mal, adversário de todos aqueles que seguem a Deus e, inclusive ao próprio Deus; no Novo Testamento este termo é conhecido como Satan, termo este em hebraico descrito no Livro de Jó. Já no livro de Mateus, o capeta aparece como uma serpente e de Gênesis a Apocalipse, menciona o grande dragão, ambos como um único personagem.

Algumas correntes que envolvem temas de bruxaria acreditam que o capeta é concebido a partir de uma figura de um deus pagão da feitiçaria, comparando Satanás a este. Visto do ponto de vista satanista não é um deus nem um ser pensante, se não uma representação da grande força que dá o equilíbrio do universo, segundo diz A. LaVey, o fundador da Igreja de Satanás. Para se referir a este ser, a Bíblia dos hebreus usou o termo Satanás e não capeta, que significa adversário para referir-se ao acusador de almas, aquele que incita à prática o mal. Com esse uso aparece, por exemplo, no livro de Jó em várias passagens.

Já no terceiro século, com a redação da chamada Septuaginta, alguns tradutores gregos que traduziram o Antigo Testamento, fizeram a tradução hebraica da palavra Satanás, capeta e a substituíram pelo grego diabolos (Διάβολος), o que significa “acusador” ou “caluniador” vem do verbo substantivo diaballein (‘calúnia, difamar’). Outras versões argumentam que as palavras “capeta” possui algumas variantes, porque capeta, diabo e satanás seriam a mesma pessoa, embora o uso desta variante se dá devido a um jogo de palavras que é semelhante aos demônios Belzebu, que é tido como uma corrente.

Algumas teorias têm causado alguma controvérsia, Deus e o capeta seriam a mesma pessoa. Como vários autores de história religiosa em todo propuseram a noção do Deus de Abraão como o Diabo, eles estão dando a razão que o Deus da Bíblia é uma força divina que faz com que o sofrimento, a morte e a destruição tente ou dirija a humanidade a cometer violência e o genocídio.

Estes escritos se referem a esse deus várias vezes como um “demiurgo”, “um anjo mau”,”o deus diabo”, “Príncipe das Trevas”, “a fonte de todo o mal”, “o capeta”, “um demônio”, “um tirano cruel, irritado”, “Satanás” “a primeira besta do livro do Apocalipse”. No entanto, outros autores aplicam a sua condenação a toda a divindade do judaísmo, cristianismo e islamismo

Sinônimos de capeta

São sinônimos de capeta as seguintes palavras: diabo, Satanás, maligno, guerra, trevas

Antônimos de capeta

São antônimos de capeta as seguintes palavras: Deus, bondade, mansidão, amor

Exemplos de usos e frases

Eu quando era pequena morria de medo de encontrar o capeta, porque havia muitos desenhos que mostravam cenas parecidas à ele.

Quem tem Jesus não deve temer ao capeta, porque Deus é amor e protege àqueles que ele ama.

Minha amiga tem um filho que é um capeta, toda a vez que ele vem em minha casa a primeira coisa que ele faz é abrir a geladeira sem permissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *