A palavra capitalismo financeiro possui uma classificação gramatical como sendo substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 21 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a, i, o, e. Já as consoantes são: c, p, t, l, s, m, f, n, c, r. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: oiecnanif omsilatipac. Além disso, dita palavra é classificada como termo utilizado para referir se a um sistema econômico em que são obtidos lucros através do mercado financeiro como compra e venda de ações, produtos financeiros e títulos, girando a economia mundial.

Significado de capitalismo financeiro

O capitalismo financeiro persegue o lucro através da especulação, da mudança da capital ou dinheiro em resposta às taxas de juro, taxas de câmbio, mudanças de preço, compra e venda de vários produtos financeiros e derivativos. Enquanto na economia de mercado os ganhos do empreendedor são o resultado de ter produzido de forma eficiente a otimização capitalismo financeiro, pois se visa lucros através da especulação. Aldo Ferrer escreve: “As chances de diferenças arbitrárias de lucro entre as taxas de juro, taxas de câmbio e variações de preços nos mercados imobiliários e de ações, atraem a maioria das aplicações financeiras. A especulação é um cenário para ganhar (e perder) dinheiro, muitas vezes muito mais importante do que o investimento e a aplicação da tecnologia para a produção de bens e serviços.

Aldo Ferrer escreve: “Ao contrário da globalização da esfera real, a globalização financeira, como sabemos agora, é essencialmente um fenômeno contemporâneo. No passado financeiro internacional promovido e acompanhado, não existe sem sustos passageiros e alguns episódios especulativos crescimento extraordinário da economia mundial. No momento, a globalização financeira tornou-se um fenômeno em grande parte autônoma e de um tamanho e escala desconhecida no passado”. Além disso, David C. Korten diz: “Os mecanismos utilizados pelo capitalismo financeiro para ganhar dinheiro com dinheiro, sem ter que lidar com uma atividade produtiva, permite que aqueles que têm dinheiro aumente suas reivindicações contra a reserva de riqueza real da sociedade sem contribuir para a sua produção. Enquanto as atividades envolvidas fazem algumas pessoas muito ricas, a partir de uma perspectiva social são extrativas em vez de produtivas. A incapacidade do capitalismo para diferenciar entre os investimentos produtivos e os extrativistas quase parecem ser um de seus atributos que os definem “.

Investimento e especulação: Não há nenhuma diferença estrita entre o investimento (poupança produtivos) e da especulação (economia especulativa). Guy Sorman diz que, se um título ou ação é renegociada uma centena de vezes por ano, onde o investimento se for renegociado uma centena de vezes por semana seria especulação.

Magnitude do comércio: Estima-se que a quantidade da atividade financeira diária no mundo, excedendo o PIB anual de toda a América Latina. Mesmo ainda afirma que a quantidade de transações financeiras mensais no mundo, é de 1,5 vezes a produção total da economia mundial. Por  fim, a união entre indústrias e bancos, pois entre 1850 e 1914, o desenvolvimento tecnológico tornou possível um aumento extraordinário na produção industrial. A expansão da estrada de ferro fez com que o crescimento das indústrias complementares, tais como ferro, carvão e do aço. Desde o final do século também crescesse a indústrias elétricas e químicas.

Tendo em conta este crescimento econômico, os bancos expandiram suas atividades. Eles deram muito de empréstimos a longo prazo e, em muitos casos, os mesmos bancos deram capital investido nas indústrias. Esta fase foi caracterizada pela ligação frequente entre as indústrias e bancos. Na França, por exemplo, este processo foi conduzido pelo banco Mobilier de crédito, fundado em 1852 e do Crédit Lyonnais, criado em 1863. Na Alemanha, o Banco Darmastadter e Deutsche Bank adquiriu grandes indústrias naquele país e estendeu sua influência para a Rússia, Áustria e Itália.

Sinônimos de capitalismo financeiro

São sinônimos de capitalismo financeiro as seguintes palavras: dinheiro, moeda.

Antônimos de capitalismo financeiro

São antônimos de capitalismo financeiro as seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

O capitalismo financeiro faz crescer a economia através da compra e venda de títulos, ações, mercado de câmbio, etc.

O capitalismo financeiro movimenta a economia mundial, as transações econômicas rendem um bom lucro aos bancários, corretoras e financiadoras.

A crise do capitalismo financeiro tem afetado profundamente os cidadãos brasileiros, torna se necessário realizar uma redução nos gastos.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *