A palavra déjà-vu possui uma classificação gramatical como sendo um substantivo e sua classificação etimológica é proveniente do francês. Além disso, sua separação silábica se dá da seguinte maneira: dè-já-vu. Ademais, referida palavra possui 6 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e a u, já as consoantes são: d j v. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: uvajed. Além disso, dita palavra é considerada como a forma de uma maneira de ilusão onde ocorre na memória e leva a pessoa a crer que ela já viu a situação ou que já pode estar presente nela.

Significado de déjà-vu

Déjà-vu é uma palavra proveniente do francês que significa algo que já foi visto, ou seja, é considerada como o reconhecimento à paramnesia que se caracteriza pela forma de experiência onde o indivíduo sente que já tenha estado previamente e testemunhado ou até mesmo experimentado uma nova situação, a qual ainda não passou por ela.

Além disso, dito fenômeno também é conhecido como a maneira de perceber parcialmente os fatos, ou seja, são realizados por uma falsa sensação de uma situação que já havia estado naquele lugar antes ou que já havia presenciado aquela situação antes, uma sensação de familiaridade. Este tipo de explicação se dá ao fato de estar ligada a memória, que na maioria dos casos é forte demais e nas circunstâncias das experiências anteriores, da maneira como ocorreu, quando ocorreu e como ocorreu são incertas ou que não acreditam que sejam possíveis de acontecerem.

Por outro lado, de acordo com a passagem dos anos, indivíduos apresentam uma lembrança muito forte de ter experimentando a inquietante déjà-vu em si mesmos, porque pouca ou nenhuma lembrança dos referidos detalhes do fato ou da circunstância que ocorreu, não foram lembradas, ou foram lembradas sem ter havido realmente seu acontecimento.

Portanto, em casos mais estudados, uma teoria que pode ser estudada e que seria uma forma de interpretação para este evento do déjà-vu é que eventos são acondicionados na memória anterior a da parte onde está alojada a consciência, sendo assim receberá ai nesse local as informações desse processos.

No entanto, tal explicação tem sido criticada, porque o cérebro não seria apto a armazenar informação sem ter um primeiro sinal de entrada sensorial. Uma outra teoria seria o caso da sugestão de que o cérebro pode processar inúmeras informações sensoriais como uma memória que esteja em andamento, e, logo, durante o seu próprio evento crê que é uma solução para esse tipo de acontecimento.

Sinônimos de déjà-vu

São sinônimos de déjà-vu as seguintes palavras: memória, paramnésia.

Antônimos de déjà-vu

São antônimos de déjà-vu as seguintes palavras: não recordação.

Exemplos de usos e frases

Há tempos atrás me dei conta de que estava com algumas lembranças de lugares que nunca tinha ido antes, mas que tinha a sensação de já haver estado nele. Foi ai que descobri que esse é um sentimento que se chama déjà-vu.

É muito interessante a maneira de estudar os mecanismos da memória e da imaginação, e uma delas é a déjà-vu, técnica que permitir estudar as pessoas que asseguram que foram a lugares jamais estado antes.

A déjà-vu é ainda pouco conhecida pelas pessoas, ainda existem apenas pesquisas cientificas a respeito do referido tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *