A palavra deontologia possui uma classificação gramatical sendo um substantivo feminino. Referida palavra possui 11 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e o i a já as consoantes são: d n t l g. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: aigolotnoed. Além disso, referida palavra faz designação das ciências dos deveres.

Significado de deontologia

A palavra deontologia é conhecida como a ética chamada ciência que lida com o conjunto de deveres e princípios éticos relativos a cada profissão, ocupação ou local de trabalho. A palavra, como tal, é um neologismo cunhado pelo filósofo Jeremy Bentham. Além disso, é proveniente do inglês da palavra grega δέον, δέοντος (deontos Deon), que significa “o dever”, e o sufixo -logia, indicado ‘tratado’ ou ‘Ciência’. Ademais, dito termo estabelece normas que regem a conduta e desempenho na esfera profissional, o que é exigido pelas responsabilidades profissionais em relação a determinados atos relacionados com seu local de trabalho. Como tal, é uma ciência aplicada para o nível moral, que incide sobre todos os comportamentos e ações que não são cobertas ou não com a lei ou sujeita ao controle de direito público.

Já as associações profissionais são, nesse sentido, as entidades responsáveis ​​para corrigir, manter, promover e defender os códigos de ética, e acompanhar o desempenho adequado e exigir certos níveis de competência e de qualidade aos seus filiados no exercício das suas funções. Já no campo da medicina, o código de ética é composto de um conjunto de regras que regem a conduta e desempenho dos profissionais na área da saúde. É baseado principalmente no juramento de Hipócrates e os princípios de justiça, beneficência e autonomia. Entre outras coisas, a ética médica aborda aspectos da profissão como uma relação médico-paciente e a importância do sigilo profissional e os limites da investigação médica e da manipulação genética, etc.

Por outro lado, a ética jurídica é uma ética legal que é aquela que abrange todos os deveres e obrigações do tipo legal e ético que deve reger a conduta, comportamento e desempenho dos profissionais na área de direito. Como tal, a ética legal afeta todos os envolvidos na área jurídica, como advogados, magistrados e juízes, e outros profissionais. No campo da jornalística é chamada o conjunto de deveres dos jornalistas no exercício da sua profissão. Como tal, é baseado em dois princípios fundamentais, tais como a responsabilidade social e a veracidade informativa. A violação do código de ética implica penalidades e sanções para profissionais do meio onde ele está, e o órgão colegiado em que se está inscrito. Normalmente está contido na forma escrita nas chamadas, códigos éticos comuns em áreas como a medicina ou jornalismo, mas deve ser alargada a qualquer outro disciplina quando se trata de seres humanos ou seres vivos. Por fim, a deontologia é também conhecida sob a “teoria do deve”, ao lado de axiologia, é um dos dois principais ramos de regras éticas. Um código de ética é um conjunto de critérios, apoiados por regras éticas e valores que formulam e assumem que realizam uma atividade profissional.

Sinônimos de deontologia

São sinônimos de deontologia as seguintes palavras; deveres, ciências.

Antônimos de deontologia

São antônimos de deontologia as seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

A deontologia é uma disciplina muito estudada por profissionais para estabelecer a ciências dos deveres.

Ao estudar deontologia, foi possível entender dos direitos e também dos deveres que temos como profissionais.

Sempre foi meu objetivo trabalhar na área da deontologia para buscar, propagar e por em práticas os direitos e os deveres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *