A palavra dígrafo é representada pela seguinte nomenclatura: di+grafo, que significa um digrama. Sua classificação gramatical é tida como um substantivo masculino. Além disso, sua separação silábica se dá da seguinte maneira: dí-gra-fo. Ademais, é possível ser feita sua forma no plural, ficando da seguinte forma: dígrafos. Dita palavra possui 7 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são estas: a i o, já as consoantes são as seguintes: d f g r. Referida palavra pode ser escrita de um outro modo, ou seja, pode ser escrita ao contrário, ficando assim: ofargíd.

Significado de dígrafo

A palavra dígrafo corresponde a sons não representados por uma única letra no idioma apropriado. Em castelhano cinco dígrafos são usados para representar diferentes fonemas: ch, l, rr, gu e o que, considerado os dois últimos como variantes posicionais dos fonemas g e k.  Os dígrafos CH e terá valores fonéticos específicos, assim que a grafia da língua espanhola em 1754 passou a ser considerada como letras do alfabeto e a partir da publicação da quarta edição do dicionário da língua espanhola encomendados separadamente e foi durante o X Congresso da Associação de Academias da Língua Espanhola, realizada em Madrid em 1994, na recomendação de várias agências que concordaram com o reabastecimento dígrafos ch e ll no lugar do alfabeto latino cessionário universal, embora eles ainda faziam parte do alfabeto. Com a publicação da ortografia da língua espanhola, de 2010, duas cartas não eram mais consideradas no abecedário. Os restantes dígrafos em português são o qu e gu e rr. Um caso curioso na nossa língua é sobre o som representado pela letra N (evolução do latim nn), cuja fonética em outros idiomas é representado como dígrafo ñ em espanhol, catalão ny, ou gn em francês e italiano. Em polonês normalmente escrito com uma única letra (N), mas antes de vogais perdeu o sotaque, que é substituído por um I (NI), que se torna dígrafo.

O idioma com o maior número de dígrafos na Espanha é o catalão: mais de dez,a quantidade exata depende do dialeto do catalão usado.

De acordo com o Novo Acordo Ortográfico dentro da Língua Portuguesa, tido em vigor no Brasil a partir de 01 de janeiro de 2009, porém até início de 2015 as duas maneiras estão corretas, não será mais possível utilizar o trema na pronúncia dos dígrafos gu e do dígrafo qu, porém, não alterando a sua pronúncia.

Sinônimos de dígrafo

São sinônimos de dígrafo as seguintes palavras: diagrama, som.

Exemplos de usos e frases

O agrupamento de duas letras que representam um som, como por exemplo a SS da palavra pássaro, que formam, portanto, um dígrafo.

 Dígrafo é considerado como um grupo de duas letras que representam um único som, como qu, na palavra queijo, comida tão degustada pelos mineiros na região sudeste do Brasil.

 O rr também é um dígrafo (são duas letras, não uma), mas representa um único fonema, como exemplo o carro, a jarro, barro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *