A palavra dogmas possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino plural. Referida palavra possui 06 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: o a já as consoantes são: d g m s. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: samgod. Além disso, referida palavra faz designação de preceitos inquestionáveis.

Significado de dogmas

A palavra dogma é uma proposição que é assumida como sendo um princípio inegável de ciência e irrefutável doutrina. O significado original da palavra é proveniente do grego (δόγμα) que se traduz como “pensar”, “princípio” ou “doutrina”. Em um sentido amplo, entende-se como o conjunto de postulados que rege a religião, doutrina, ciência ou sistema. Os princípios de um dogma não são objetos de uma discussão ou questões quanto se a verdade é inegável, demonstrável ou não compreensível.

No campo da religião, os princípios formam a base da fé, e como tal deve ser obedecidos, aceitos e praticados por seus seguidores. Neste sentido, o cristianismo é um dogma que se baseia na doutrina de Deus, pregada por Jesus Cristo, estabelecidos nos textos sagrados, e visado e ensinada pela Igreja Católica. Exemplos de dogmas católicos são a existência de Deus, Jesus e da Santíssima Trindade. No entanto, outras religiões do mundo, como o judaísmo, o hinduísmo e o Islã, também são baseados em sistemas de crenças que são doutrinas dogmáticas. Devido à natureza essencialmente indiscutível e inquestionável de dogmas, que ampliou o prazo para outras áreas do conhecimento, como filosofia, biologia, direito ou psicologia para se referir a teses que têm um alto grau de aprovação, precisamente porque são disciplinas de maior flexibilidade, estes são geralmente sujeitos a uma pesquisa constante de reformulações.

O uso pejorativo do dogma resulta da natureza da crença, ideia ou princípio, aceite ou imposição sem discussão ou rigor científico. Assim, considera-se dogmático uma declaração que não tem fundamento real. Em matéria de religião, a teologia dogmática é aquela que estuda os princípios teóricos sobre o qual a fé em Deus e em seus trabalhos se baseia, como é pregada e ensinada pela Igreja, a partir do qual emergem, é claro, considerações em senso moral sobre a verdade e significado de seus ensinamentos.

Já na doutrina jurídica, entende-se como um método dogmático jurídico considerando um conjunto de axiomas ou princípios para construir, à luz das operações lógicas, a compreensão da lei. A doutrina jurídica considerada válida apenas o que for suportado pelo direito positivo, isto é, em todas as leis em vigor ou não, escrito por seres humanos. Um exemplo de um dogma legal seria: nullum crimen, nulla poena sine lege praevia (nenhum crime, e nenhuma penalidade, se houver uma lei anterior), em suma: nenhuma punição sem lei. Neste sentido, uma das tarefas essenciais da doutrina jurídica é através da aplicação de seus princípios e da interpretação dos seus princípios básicos, preencher lacunas na lei.

Sinônimos de dogmas

São sinônimos de dogmas as seguintes palavras; sem dúvida, inquestionável

Antônimos de dogmas

São antônimos de dogmas as seguintes palavras: questionável

Exemplos de usos e frases

São muitos os dogmas que podemos encontrar em filosofia, mas é uma ciência de pontos críticos.

Uma vez universitário, sempre teremos a grande oportunidade de levar os dogmas para nossa vida.

Ele é um professor de muitos dogmas e é um grande investigador, temos um grande prazer de ter aulas com ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *