A palavra estanho possui uma classificação gramatical como sendo substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 7 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e, a, o. Já as consoantes são: s, t, n, h. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: ohnatse. Além disso, dita palavra é classificada como termo usado para referir-se a um elemento químico, o qual possui número anatômica 50, pouco resistente e muito fusível. Utilizado na fabricação de ligas metálicas.
Significado de estanho
O estanho é um elemento metálico macio na cor branco prateada, é tão maleável e dúctil que pode ser enrolada em folhas de menos do que um milésimo de um centímetro de espessura. O seu número atômico é 50, e é identificada na tabela periódica dos elementos com o símbolo Sn. Ele é usado para soldar, ligado com chumbo. É também usado para revestimento de latas de aço, uma vez que não é tóxico, corrosivo. Os compostos de estanho são utilizados para fungicidas, corantes, pastas de dentes (SNF2) e pigmentos. É muito maleável à temperatura ambiente, misturada com facilidade, e que é resistente aos ácidos e às intempéries.
Ele não é facilmente oxidado e é resistente à corrosão. É em muitas ligas é utilizado para revestir outros metais que protege contra a corrosão. Uma das suas características mais marcantes é que, sob certas condições, o estanho perece. Pertence ao grupo 14 da tabela periódica. O estanho puro tem duas formas alotrópicas: não metálicos, semicondutores e estrutura cúbica estável em temperaturas abaixo de 13,2 ° C, pois é muito frágil e tem uma gravidade específica menor do que o branco. O branco normal, metálico, eletricamente condutor de estrutura tetragonal e estável àa temperaturas acima de 13,2 ° C.
Origem do nome: O símbolo Sn vem da palavra latina “stannum”. Este elemento foi descoberto em 1854 por Julius Pelegrin. O estanho tem sido conhecido desde a antiguidade e já é mencionado no Antigo Testamento. Na Mesopotâmia possui armas de bronze (cobre e estanho).
O estanho é extraído a partir do reservatório através do método reboque (incluindo a dragagem do fundo do mar ou rio). Subsequentemente lavagem e as operações são realizadas a obtenção de concentrado de estanho. É obtido a partir de minerais, tais como cassiterita ou pedra estanho, estenita e tealita.
Ele também pode ser misturado com carvão ativado e de cal e quartzo como fluxo e após o tratamento num forno, uma vez fundidos, é moldado em blocos. Os blocos são purificados num forno. E, ao final, é recoberto de bismuto e de ferro é liberado.
Por fim, menos frequentemente, mas também é usado no artesanato, como estampagem. Sem dúvida, seu uso mais popular é generalizado nas bobinas para a soldagem. É usado para fazer o bronze, que é uma liga de estanho e cobre. O papel laminado é construído também para conservar alimentos em uma grande variedade de ligas com outros metais: chumbo (lata macio) encanamento e automóveis, bronze ferrosos, luz de bronze industrial, bronze manganês, rolamentos de metal, etc. Já a liga de chumbo é usada para a fabricação da folha de tubos de órgãos musicais. O revestimento de proteção, como cobre, ferro e diversos sistemas também são utilizados na produção de latas de metal.
Efeitos em humanos
Como combustível, ele reage violentamente com: oxidantes, ácidos fortes, enxofre em pó, e alguns agentes de extinção (bicarbonato de pó e de dióxido de carbono).
Sinônimos de estanho
São sinônimos de estanho as seguintes palavras: elemento, solda.
Antônimos de estanho
São antônimos de estanho as seguintes palavras:
Exemplos de usos e frases
As ligas metálicas foram produzidas por material metálico conhecido como estanho.
O estanho é utilizado para proteger superfícies metálicas evitando assim sua corrosão.
A produção de estanho torna o Brasil um dos países referenciados pela busca da matéria-prima.