A palavra fábulas possui uma classificação gramatical como sendo um substantivo feminino. Ademais, referida palavra possui 07 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a, u, já as consoantes são: f, b, l, s. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: aslubáf. Além disso, dita palavra é classificada como histórias em prosa.

Significado de fábulas

A fábula é uma composição literária curta em prosa ou também em verso onde os personagens principais são animaizinhos ou coisas inanimadas que possuem características humanas. A fábula tem “um caráter universal intenção moral e didático”  que mais frequentemente aparecem na parte final onde se fornece um ensino de aprendizagem o que pode ser útil ou moral e é geralmente conhecido como moral. Na língua portuguesa se afirma referida palavra como sendo um gênero didático pelo qual geralmente é feito a crítica dos costumes e vícios locais ou nacionais, mas também das características universais da natureza humana em geral. Como um gênero literário, tem uma narrativa mista e caráter didático, também deve conter as seguintes propriedades:

Gênero: Literatura, subgênero narrativa.

Elementos da história: Normalmente nas fábulas há um narrador que narra os acontecimentos na terceira pessoa, e em uma ordem cronológica. Além disso, ele diz o que acontece com os personagens principais em um tempo e lugar indeterminado.

Estrutura: As fábulas, geralmente são escritas em prosa ou verso, mais elas são geralmente histórias breves e didáticas. A maioria destas começa com a apresentação de uma situação inicial, na qual, geralmente um problema moral que podem ser resolvido ou não. Finalmente, ela termina com um ensinamento moral ou que pode ser útil para o leitor.

Os personagens: A maioria dos personagens são geralmente animais ou objetos inanimados que são dotados de características humanas; como por exemplo, a cobiça, a ganância e inveja. Estes são geralmente envolvidos em situações problemáticas para serem resolvidos.

Tópicos: Normalmente tópicos abordados em fábulas são vícios humanos como a arrogância, mentiras, e assim por diante; porque por trás de cada um deles há uma intenção de criticar os comportamentos e atitudes que são desenvolvidos dentro da história que é mostrada.

Sua exposição dos vícios e virtudes é maliciosa, irônica.

A fábula clássica repousa sobre uma estrutura em dupla; a partir do título em si é uma oposição entre dois personagens de posições subjetivas encontradas. Mas esses dois personagens estão sempre em desigualdade social: uma em posição elevada e uma posição baixa e desfavorável. Graças a um acontecimento imprevisto ou narrativa superveniente aquele que estava em posição elevada está na posição mais baixa e vice-versa. Este esquema é chamado por Christian Vandendorpe como “dupla para a frente” em Apprendre à lire des fábulas, Montréal, 1989 está em dezenas deles, especialmente populares, e permite a compreensão e desencadeia um conjunto veicular numa moral clara. Como diz Hegel, “A fábula é um enigma a ser sempre acompanhado de sua solução”.

Sinônimos de fábulas

São sinônimos de fábulas as seguintes palavras: prosa

Antônimos de fábulas

São antônimos de fábulas as seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

A fábula é um enigma a ser sempre acompanhado de sua solução.

Adora quando minha mãe contava todas as noites sobre a fábula da Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau.

Quero que meus alunos se esforcem para criar uma fábula a fim de que possam apresentá-la na próxima semana literária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *