A palavra figuras de linguagem possui uma classificação gramatical como sendo substantivo feminino. Ademais, referida palavra possui 18 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: i, u, a, e. Já as consoantes são: f, g, r, s d, l, n, m. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: megaugnil ed sarugif. Além disso, dita palavra é classificada como termo utilizado para referir se aos recursos de expressão utilizados pelo escritor, no intuito de ampliar o significado de um texto e/ou a falta de termos adequados na frase.

Significado de figuras de linguagem

A palavra linguagem é algo muito interessante, antes de determinar o significado de uma palavra particular, a conduta leva a uma pesquisa para encontrar a etimologia dela. Especificamente, se fizermos o mesmo com o termo na mão descobrimos que a origem está na língua provençal e mais especificamente no conceito lenguatge. No entanto, este por sua vez vem da língua latina. Uma vez expostos isso, se tem de determinar o idioma e a palavra que se faz referir a quem em conjunto de sinais e sons que se usa o ser humano, desde a sua criação até o presente, para se comunicar com outros indivíduos da mesma espécie que se manifesta ambos os seus sentimentos como se pensa sobre um problema particular.

O conceito de linguagem pode ser entendido como um recurso que permite a comunicação. Para os seres humanos, esta ferramenta é altamente desenvolvida e é muito mais avançada do que em outras espécies animais, uma vez que é um processo de raízes fisiológicas e psicológicas. Linguagem, como muitos se sabe, dá ao homem a possibilidade de selecionar, citações, coordenar e combinar conceitos de complexidade variável. No entanto, tudo isto deve ser adicionado o fato de que existem muitas formas de linguagem. Quanto à classificação poderia ser realizada com base na maneira de expressar um homem ou uma mulher, que se pode dizer que existe tanto um culto e linguagem rude, coloquial ou técnica. A técnica de separação pode reconhecer três dimensões na língua: forma (inclui fonologia, morfologia e sintaxe), conteúdo (semântica) e use (pragmática).

Para o especialista em linguagem Ferdinand de Saussure, a linguagem é composta da língua (a língua, um general e consistente para aqueles que fazem um determinado modelo de comunidade linguística), a fala (a realização momentânea desse recurso; uma ação individual e voluntária que é realizado pela fala e escrita).

A língua portuguesa define: “Cada um de certas formas de falar que, longe de outras mais vulgares ou simples, mas nem sempre natural, dá a expressão de afeto ou ideias originais, elevação, graça ou energia “. Embora a teoria de figuras sempre foi uma parte da retórica clássica, a partir de uma perspectiva pós-moderna e após a ênfase dada ao assinar nas últimas décadas, não podemos aceitar que há uma diferença marcante entre a linguagem “vulgar” e ” culta “em termos de desvio que possa existir entre o sinal e o significado. Estudos recentes parecem mostrar essa realidade. De classificações modernas dessas figuras, no entanto, parece feito de forma tradicional.

Sinônimos de figuras de linguagem

São sinônimos de figuras de linguagem seguintes palavras: recursos, expressão.

Antônimos de figuras de linguagem

São antônimos de figuras de linguagem seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

As figuras de linguagem apresentadas pelo professor na aula de português foram: metáfora, comparação, metonímia, dentre outras.

As figuras de linguagem contavam no anexo do edital sendo necessário um estudo detalhado de cada uma para a realização da prova.

Muitos alunos tem apresentado dificuldades nas aulas de português, dentre elas, destaca-se as figuras de linguagem.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *