A palavra fiordes possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 07 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: i o e já as consoantes são: f r d s. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: sedroif. Além disso, referida palavra faz designação de uma montanha muita alta.

Significado de fiordes

 A palavra fiordes dá origem ao chamado golfo longo e estreito de água salgada, com paredes quase verticais, resultante do vale glacial profundo. O fiorde é palavra de origem escandinava “fiorde” e significa “porto seguro” devido às águas calmas dos fiordes que são usados ​​para a pesca ou ancoradouro. Além disso, foram formados há milhões de anos, são imensos vales rochosos que foram inundados pelo mar, devido ao derretimento do gelo nas eras glaciais. Naquela época, a baixa temperatura contribuía para os grandes lençóis de gelo avançarem sobre as regiões mais quentes do mundo, arrastando tudo o que estava em seu caminho, até mesmo as grandes montanhas, o que causou um vale inundado pelo mar, criando uma canal ou passagem de água, cercadas por montanhas íngremes que se erguem no fundo do mar.

Em relação ao acima exposto, conclui-se que as principais características dos fiordes são lagos estreitos e profundos, na forma de golfos e cercados por montanhas íngremes com um aumento abaixo do nível do mar.

As dimensões destes são surpreendentes, alguns vão além dos 350 quilômetros de extensão e 1.500 metros de profundidade. Os fiordes mais velhos estão na costa do Pacífico do norte da América do Norte (Alaska e Canadá), na costa oeste da Noruega (Sogn Fiord) e da costa do sul do Chile, esta última corresponde à Patagônia chilena .

Por outro lado, eles podem ser encontrados em outros fiordes costeiros como:

Greenland.

A costa oeste da Escócia.

Nova Zelândia.

A costa oeste da Terra Nova.

Colômbia

Costas sul e oeste do Alasca.

Islândia.

Costa norte da Rússia.

Finalmente, um fiorde é uma entrada estreita do mar formado pela inundação de um vale ou parcialmente escavado por ação esculpida glaciares. Eles são conhecidos por suas grandes profundidades. Um exemplo disso é o canal fiorde Messier com 1.270 m de profundidade no Chile e no Sognefjord, a partir de 1308 m de profundidade na Noruega. O Scoresby Sund fiorde localizado na Groenlândia atingem 1500 m de altura. Os mais profundos fiordes são muitas vezes os mais adentrados em terra enquanto, por exemplo, possui uma profundidade de apenas 150-200 m em sua boca. Outra característica dos fiordes é a sua forma em U, mas o fundo não é visível, uma vez que está abaixo do nível do mar. Por fim, os fiordes são de 50 de latitude no hemisfério norte e latitude de 40 no hemisfério sul. Em linha estão presentes fiordes na costa do Alasca, Islândia, Groelândia, Noruega, Escócia, Nova Zelândia, Espanha, Patagônia e na Argentina.

Sinônimos de fiordes

São sinônimos de fiordes as seguintes palavras; montanha, íngreme

Antônimos de fiordes

São antônimos de fiordes as seguintes palavras: planície

Exemplos de usos e frases

Um dos temas mais investigados pelos geólogos são os fiordes, montes de grande extensão íngreme.

Depois de conhecer o monte de fiordes na Noruega fiquei muito encantado com sua altura.

Ele é um grande professor de Geografia e seus ensinamentos é muito além da sala de aula, hoje usou exemplos da montanha de fiordes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *