A palavra glebas possui uma classificação gramatical sendo um substantivo feminina. Referida palavra possui 07 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e a, já as consoantes são: g l s. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: sabelg. Além disso, referida palavra faz designação a um amontoado de terras.
Significado de glebas
As terras aráveis, campos agrícolas, terra de semeadura, terras aráveis, campos agrícolas, servidão ou terras são expressões que designam as terras que podem ser usadas para a agricultura, na verdade, sob cultivo (lavoura, cultivando, o plantio) ou nenhum. O Ministério da Agricultura define-o como o único dedicado a culturas anuais (plantas anuais: cereais, batatas, legumes, verduras, plantas industriais, como o algodão ou rapé, etc.), distinguindo-a de outros conceitos, tais como terras com culturas permanentes (vinhas, olivais, árvores de fruta, etc.) e pastagens (aplicáveis a pecuária). Além disso, os dois primeiros conceitos são chamados de terras aráveis, enquanto o conjunto de três é chamado “glebas”, apesar da termo impróprio, para usos agrícolas e pecuaristas, identificando a “fazenda” com a “agricultura” ou “agrícola”.
David Ricardo (1772 – 1823) incorporou a ideia de glebas na teoria econômica como um dos três fatores de produção de terra na clássica (economia) – juntamente com o capital e o trabalho. Ademais, os principais requisitos para ser considerado como um terreno para cultivo em si são a existência de características apropriadas do solo e uma atmosfera com temperatura e precipitação compatível com o desenvolvimento de qualquer tipo de cultura. Outras considerações importantes são as chances de acesso, o transporte e a mecanização. As deficiências do solo e clima pode em alguns casos, ser artificialmente reforçada por vários recursos (pago, a dessalinização, a calagem o os componentes desejados ou eliminando-se os indesejados acréscimos ao solo, drenagem ou irrigação de acordo com excesso ou defeito da água; culturas em estufa ou, em casos extremos, a hidroponia).
Finalmente, no planeta Terra, de 148,000,000 quilômetros quadrados de área de terra (“terra” em oposição ao “mar”), mais de 31 milhões de quilômetros quadrados são terras aráveis; no entanto, esse número está diminuindo rapidamente, especialmente como resultado da erosão, em um montante que é estimado em 100.000 quilômetros quadrados por ano. Um dos principais elementos da perda de terras é o desmatamento pela intervenção humana. Ele foi produzido ao longo da história, e se intensificou desde a Revolução Neolítica e, especialmente, com a revolução industrial. Atualmente, o desmatamento continua, especialmente em países tropicais por conta da exploração comercial de florestas tropicais ou sistemas inadequados de fazenda, como “corte e queima”. Como pode ser severo e extremo desmatamento pode-se provocar a desertificação do solo ou perda absoluta e, portanto, a impossibilidade da existência de terras aráveis.
Uma perda menor, mas significativa das terras aráveis é o que ocorre como resultado da eliminação das inundações que, naturalmente, muito sedimentos de terra arável do mundo está ao lado dos maiores rios enriquecidos (Nilo, Mississipi, Tigre, Eufrates, Amarelo, Amazônia, Ganges, Paraná, etc.) Geralmente, a parte mais produtiva da gleba de terras arável é onde estão os sedimentos deixados pelos rios e do mar no tempo geológico.
Sinônimos de glebas
São sinônimos de glebas as seguintes palavras: porção, pedaço.
Antônimos de glebas
São antônimos de glebas as seguintes palavras: inteiro
Exemplos de usos e frases
Meu pai me deixou umas glebas de terras que datam de 1960.
Quero que você localize no mapa quais são as glebas de terras que lhe pertence.
As glebas de terras dos EUA são as mais valiosas do mundo.